Terciário

Introdução

Após a Grande Extinção, o cenário do planeta Terra voltou a parecer muito com o que era antes - clima estável e uma floresta densa ao longo da maior parte da terra. No entanto, as criaturas mudaram. Com a saída dos gigantescos répteis, começa a era dos mamíferos. Essa era incluí a eventual evolução do primeiro humanoide ou humano.

O mundo no Início do Terciário


Neste período, os continentes do mundo já haviam se movido e tomado uma forma quase reconhecível. As primeiras diferenças são que a Austrália havia há pouco se separado da Antártica e começado a se mover para o norte, em direção ao equador, e a Índia ainda era uma ilha, movendo-se para longe da África através do Oceano Índico.

Vida Animal e Vegetal


A vida vegetal é similar à do final do Cretáceo, com florestas densas de tipos modernos de plantas. Ainda não há muita coisa ameaçando a grama. A vida animal se torna completamente diferente logo que os mamíferos assumem o comando. Similar ao início do Cambriano, é como e a natureza fosse testando todo tipo de novos seres para ver quais sobrevivem. No início deste período, há aves que não voam, que são os principais predadores da época.

Os mamíferos vivem:

  • Em terra firme, substituindo os dinossauros.
  • No mar, substituindo os plesiossauros e mosassauros.
  • No ar, substituindo os pterossauros.
  • As aves também são importantes.

Significado do Nome


O nome "terciário" vem de um antigo sistema vitoriano usado para registras as eras: primário (como chamaríamos o Pré-Cambriano e o Paleozóico), secundário (como chamaríamos o Mesozóico), terciário (da extinção dos dinossauros até a Era do Gelo) e quartenário (da Era do Gelo até os dias atuais).

Diatrima


Com a falta de carnívoros por perto, algumas aves se tornaram os principais caçadores, seguindo o exemplo de seus ancestrais, os dinossauros. O diatrima é um exemplo de tais pássaros.

Período: do Paleoceno ao Eoceno.
Tamanho: 2m de altura.
Alimentação: mamíferos.

Brontotério


Muitos dos mamíferos maiores desenvolveram um formato de rinoceronte, com corpos grandes para digerir plantas, e chifres para se defenderem. O brontotério era desse tipo.

Significado: Besta trovão.
Período: Oligoceno.
Tamanho: 2m de altura.
Alimentação: vegetação baixa.

Oxyaena


Os mamíferos carnívoros se estabeleceram com os creodontes, que eram similares na aparência, mas sem parentesco com os carnívoros atuais.

Significado: Garra afiada.
Período: Eoceno.
Tamanho: 50cm de comprimento.
Alimentação: pequenos animais.


O Mundo no Final do Terciário


Durante este período, a aparência da Terra começou a mudar drasticamente. As florestas secaram e os pastos se espalharam pelos continentes. Isto ocorreu devido a um resfriamento geral na temperatura. Com as planícies abertas se tornando comuns no planeta, a evolução de um novo tipo de animal foi encorajada - animais com patas longas para correr por grandes espaços de terra e com sistemas digestivos especializados para moer e comer a nova grama dura.

A Chegada da Grama


A vantagem evolutiva da grama é que quase toda raiz fica embaixo da terra. Ainda que as folhas expostas possam ser comidas por animais ou queimadas, a parte principal está protegida no solo. Isto faz com que a grama se torne um habitat ideal em climas muito secos. As folhas duras, cheias de sílica, tornaram necessário que os animais herbívoros desenvolvessem dentes muito mais fortes e sistemas digestivos complexos.

Deinotério


Muitos tipos de elefantes se desenvolveram nessa época. O deinotério tinha presas curvadas para dentro na mandíbula inferior.

Significado: Besta terrível.
Período: do Mioceno ao Plioceno.
Tamanho: 2m de altura.
Alimentação: plantas rasteiras.

Phorusrhacos


Na América do Sul, ainda separada da América do Norte, havia todos os tipos de animais estranhos que não existiam em nenhum outro lugar do mundo. Os phorusrhacos eram excelentes corredores, podendo superar a maior parte de suas presas em velocidade.

Significado: Pássaro terror.
Período: Mioceno.
Tamanho: 2,5m de altura.
Alimentação: animais grandes.

Sivatério


As girafas tinham maior importância nos tempos do Terciário do que agora.  Muitos grupos prosperaram entre o Mioceno e o passado recente. Todos estes grupos tinham chifres de osso, como as galhadas de veados e cervos. O sivatério era um exemplo dessas primeiras girafas, com um corpo enorme e um imenso conjunto de chifres. No entanto, suas semelhanças eram mais acentuadas em comparação com os cervídeos do que com as girafas.

Significado: Besta de Siva.
Período: Plioceno.
Tamanho: 2m de comprimento.
Alimentação: plantas rasteiras.

 

0 comentários:

Postar um comentário