Trilobitas

Introdução
 
Antes de os peixes tornarem-se animais dominadores, os mares eram repletos de trilobitas-parentes de tatuzinhos de jardim, caranguejos e insetos atuais. Trilobitas foram os primeiros artrópodes. O nome Trilobitas, que significa "três lobos", refere-se às subdivisões longitudinais do corpo desses animais que tem três partes separadas por dois sulcos. Muitos Trilobitas caminhavam pelo fundo oceânico, embora algumas espécies fossem capazes de nadar. Eles variavam de tamanho, desde delicadas formas microscópicas até espécies muito grandes. Com mais de 15.000 espécies, esses animais superam em número todos os outros tipos de criaturas extintas. O apogeu dos trilobitas ocorreu durante o Cambriano e o Ordoviciano e as últimas espécies foram dizimadas durante a extinção em massa do final do Permiano.

Plano Corporal dos Trilobitas

Em vista logitudinal, o corpo de um Trilobita tem um lobo mediano elevado posicionado entre dois lobos mais deprimidos, chamados de lobos pleurais. Trilobitas eram também subdivididos transversalmente. As três principais partes do corpo eram o céfalo (cabeça) , o tórax e o pigídio (cauda). Havia genas (bochechas) e olhos em cada lado da cabeça. O tórax alongado era constituído por muitos segmentos, cada um dos quais sustentavam um par de apêndices. A espessa carapaça externa protegia todas as partes de seu corpo. Após a morte de um trilobita, essa carapaça partia-se separando-se nas três partes principais.

Os olhos dos Trilobitas

Os olhos de trilobitas estão entre os mais antigos encontrados em um animal. Havia dois tipos principais de olhos, cada um constituído por delicadas lentes formadas por cristais de calcita. Muitos trilobitas tinham olhos holocroidais, que lembram os olhos compostos dos insetos. Mais de 15.000 lentes hexagonais apareciam unidas como as células de uma colmeia-cada lente ficava apontada para uma direção ligeiramente diferente. Os olhos holocroidais formavam imagens difusas de qualquer coisa que se movesse. Outros trilobitas tinham olhos esquizocroidais , que tinham lentes amplas de forma arredondada. Os olhos esquizocroidais produziam imagens bem definidas dos objetos.

Phacops (que significa "olho com lente") enrolavam-se formando uma bola ou se enterravam quando atacados. As 12 placas de seu tórax sobrepunham-se como uma veneziana para proteger as pernas e a parte ventral. Provavelmente os peixes eram seus grandes inimigos. Espécies anteriores aos peixes temiam nautilóides e euripterídeos. O tamanho do Phacops era cerca de 4,5 cm; ele se alimentava de partículas orgânicas e seu habitat era em mares rasos de águas quentes. Foram encontrados no mundo todo durante o Devoniano.

Provas de um Oceano desaparecido

Dois trilobitas são a prova da existência de um oceano há muitos desaparecido. No Cambriano, Olenellus e Paradoxides viviam em lados opostos de oceano Lapetus, que era muito profundo para que pudessem atravessá-lo. Depois, os dois lados se fundirame mais tarde separaram-se novamente para criar o oceano Atlântico.

0 comentários:

Postar um comentário