Foi apresentada na noite de ontem, no Complexo Científico Cultural de Peirópolis, a réplica do maior dinossauro já encontrado no Brasil. O titanossauro denominado Uberabatitan é, provavelmente, um dos últimos dinossauros que viveram sobre a Terra há 70 milhões de anos. “É um bicho diferente, relevante, que coloca Uberaba à altura dos maiores centros paleontológicos do mundo”, declara Luiz Carlos Borges, diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price.
A réplica do Uberabatitan, que é um dos maiores fósseis já encontrados no mundo, é resultado de mais de três anos de escavações e 300 toneladas de pedras removidas. “Todo o trabalho, desde o achado até a montagem da réplica, foi realizado exclusivamente pelo pessoal de nosso Centro Paleontológico. A descoberta consolidou Uberaba como a maior cidade brasileira em pesquisa paleontológica”, explica.
A apresentação do fóssil ocorreu dentro da solenidade de abertura da 16ª Semana do Dinossauro, que ocorre até a próxima sexta-feira (23). Contou ainda com atividades de escavação, oficinas de argila, lançamento do selo dos Correios alusivo ao Uberabatitan e apresentação do curta-metragem infantil “O Avô do Dinossauro”, que faz parte do circuito nacional de exibições. “Foi totalmente gravado aqui, com crianças da comunidade, com o objetivo de colocar nossa cidade na vanguarda do que diz respeito a ensino e cultura no Brasil”, conta o diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário