Há cerca de 145 milhões de anos, em Utah, nos Estados Unidos, predadores dirigiam-se a um banquete que parecia bom de mais para ser verdade. Atraídos a um lago pelo cheiro e pelos gritos de dinossauros herbívoros. Os grandes caçadores encontraram suas presas, atoladas na lama. Para um Allosaurus, essa cena era como um convite para o almoço. Mas, ao invés de se fartar, ele se viu sugado por algo semelhante a uma sopa grossa. Patinando, deve ter lutado para se arrastar até as costas da presa, mas logo ambos afundaram na lama e se afogaram. Muitos terópodes chegavam ao local e morriam da mesma forma. Antes de afundarem, contudo, muitos tinham tempo de arrancar grandes pedaços dos herbívoros e pisavam uns nos outros.
As vítimas
Fósseis indicam que essa "armadilha" retirou a vida de pelo menos 40 Allosaurus, desde adultos com 12 metros de comprimento e pesando 2 toneladas, até jovens com uma quarto de seu tamanho. O Allosaurus não era o único dinossauro predador presente ali. Os outros incluíam Ceratosaurus e dois pequenos caçadores, Marshosaurus e Stokesosaurus. Entre suas presas estava o ornitópodo de médio porte Camptosaurus, o dinossauro com placas Stegosaurus e os saurópodes Barosauruse Camarosaurus.
Traçando a Armadilha
Traçando a Armadilha
Os cientistas suspeitam que um vulcão nas Montanhas Rochosas tenha sido o responsável por formar essa armadilha de lama mortal. Quando o vulcão entrou em erupção, arremessou massas de cinzas, algumas das quais se acumularam em um corpo de água local, criando uma profunda massa de mala úmida com uma porção de água clara no centro. Vendo a água, dinossauros herbívoros com sede aventuravam-se a beber e caíam na armadilha. Talvez a lama próxima às margens fosse sólida o bastante para que não afundassem, pois a maioria parece ter morrido no centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário