Cientistas estudam posturas entre Dinossauros e Aves

Pesquisadores britânicos analisaram modelos em 3D de esqueleto de dinossauros, répteis e aves e concluíram que o agachamento das aves, necessário para a estabilização do corpo, foi o preço pago pela capacidade de voar.

Ao comparar modelos computadorizados, a equipe de pesquisadores da Universidade de Londres descobriu que o centro de gravidade dos pássaros variou ao longo da evolução por causa do alongamento das patas dianteiras, fazendo com que dobrar as patas fosse necessário para manter o equilíbrio. Outro fator que influenciou a postura acocorada foi o fato de a cauda, uma espécie de contrapeso, ter sido reduzida ao longo dos anos.

A estranheza da postura das aves sempre intrigou o cientista britânico John Hutchinson, do Royal Veterinary College da Universidade de Londres e autor do estudo publicado no periódico científico Nature . “As aves são muito estranhas, têm um rabo pequeno, a perna em ziguezague, a forma corporal é bizarra em comparação com outros animais vivos e, portanto me intrigou o que fez com que elas ficassem assim”, disse Hutchinson em um vídeo.

O estudo mostrou que os primeiros archosauria - grupo de animais terrestres que incluiu os crocodilianos, aves e dinossauros -, que habitaram a Terra há 245 milhões de anos, eram parecidos com crocodilos modernos, tinham quatro patas e cauda longa. No entanto, ao longo da evolução das linhagens dos dinossauros, há 235 milhões de anos, eles se tornaram bípedes, um traço herdado por seus descendentes, as aves.

Humanos são adaptados para andarem de forma ereta com pernas estendidas e costas, pescoço e cabeça na vertical. Já com aves e os dinossauros é diferente. O Hutchinson explica que o dorso dos dinossauros ficava inclinado, praticamente na horizontal. Suas patas eram bastante simples, “provavelmente não tão estendidas como a dos humanos”.

“Pense que você está segurando algo bem pesado na sua frente e está com os braços estendidos. É provável você penda para frente, já que o seu centro de massa é para frente. Então você dobra as pernas para trazer o seu peso para trás sobre seus pés”, disse ao iG .

Os dinossauros tinham uma “ajudinha extra” para o equilíbrio em relação às aves: o corpo era contrabalançado pela longa cauda característica das espécies que habitaram a Terra há milhões de anos. Porém, Hutchinson salienta que a pesada cauda dificultava a manobra e a possibilidade de alocar mais de massa para os membros anteriores. “Se um dinossauro de 100 quilos tivesse a cauda reduzida de 30 para 15 kg, ele teria seus braços 15 quilos mais forte”, calcula.

Na verdade, a posição agachada não é fácil para ninguém, nem mesmo para as aves. “Quem disse que é fácil para elas? É preciso esforço muscular, mas é necessário, ou então ela estaria instável e poderia cair. Pássaros e alguns dinossauros fizeram e fazem isso até hoje por causa de suas dimensões corporais”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário