A cor dos dinossauros

Qual era a verdadeira cor dos dinossauros? Bem, pelo menos um deles tinha uma espécie de penagem da cabeça à cauda em tons castanhos entremeados por listras brancas. Essa é a conclusão de um trabalho de cientistas chineses e britânicos publicado na última semana na revista Nature, que se baseou no estudo de um fóssil de 125 milhões de anos de um dinossauro chamado sinosauropteryx.

– Agora, seremos capazes de fazer uma pintura colorida de como esses animais eram – afirma Lawrence Witmer, paleontólogo da Universidade de Ohio (EUA), não envolvido no estudo.

É claro que pinturas assim já foram feitas inúmeras vezes, mas as cores eram produto da imaginação dos artistas. Fósseis de dinossauros são basicamente coleções de ossos mineralizados. Poucos preservam traços de pele ou penas.

No novo estudo, Michael Benton, paleontologista da Universidade de Bristol, e seus colegas analisaram estruturas que pareciam ser penas e verificaram que combinavam, em nível microscópico, com penas de pássaros vivos. Os cientistas usaram essas estruturas para determinar qual a coloração das penas antigas. A cor era produzida por corpúsculos com pigmentos, chamados de melanossomos.

0 comentários:

Postar um comentário