Dinossauros em Lisboa

Os dinossauros invadiram a Bolsa de Turismo de Lisboa, numa iniciativa do Geopark Naturtejo, na passada quinta-feira. Foi com os templários a agarrarem um esqueleto de dinossauro que a Naturtejo apresentou as rotas turísticas para 2010. Com propostas para todos os gostos e em todos os concelhos que compõem o território (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão e Nisa).

Mas a grande atracção do ano será a maior exposição mundial de réplicas de dinossauros, que a partir do final de Março, estará patente em Castelo Branco, nos pavilhões do Nercab. Uma mostra que será estendida aos restantes concelhos do Geopark. Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo, destaca a importância dos eventos, salientando que além da promoção do próprio território, a mostra itinerante permitirá dar a conhecer a exposição, bem como as actividades do Geopark”.

Como o Reconquista anunciou, em primeira mão, na passada semana, a organização é do Geopark Naturtejo, que assim pretende promover o território, e da empresa holandesa “Creatures & Features”.

Parte desta exposição, denominada “Os Dinossauros invadem o Geopark, já estiveram patentes noutras partes do globo, como nos Mussé des Sciences Naturelles, em Bruxelas; Arqueologiacal Museum, na Alemanha; Sauriermuseum, na Suíça; International Expo of Dinossaurs, no Japão; ou na Naturalis, na Holanda.

O presidente da Naturtejo revela que “a exposição é composta por esqueletos completos e crânios de dinossáurios, aves e répteis voadores, e modelos «de carne». Além disso, integra também ovos, ninhos e ovos com embriões; garras e dentes; e área educativa com um Diplodocus real (Wyoming digging site recreation) e um modelo de Tarbosaurus bataar para os alunos desenvolverem uma escavação”.

Carlos Neto Carvalho e Pedro Viegas que coordenam a exposição destacam a dimensão do evento, o qual terá “em exposição mais de 32 elementos”. Assim, a exposição é composta por: dez réplicas (desde o Coelurosaurus de 2m até um Diplodocus de 17m), diferentes modelos “flesh models” - réplicas de dinossauros em vida; 12 Crânios (desde Stegossaurus com 30cm até Triceratops com 2,75m); Placas Archeopterix – uma das maiores colecções privadas de lajes de Archeopterix; e um esqueleto 3D de Archeopterix.

Haverá ainda espaço para os répteis voadores, como o Pteranodons - em posição de voo (suspenso) e em posição de repouso -, o Pterodactylus, o Santanodactylus, e répteis com enorme envergadura de asas.

A exposição tem também inúmeros Ovos, Embriões e Ninhos de Dinossauros, garras e dentes dos maiores carnívoros de sempre (T-Rex, Torvosaurus, etc), e fósseis reais de Diplodocus “in situ” em contexto de escavação nos EUA.

Nesta mostra mundial, os responsáveis pelo evento destacam a apresentação do Diplodocus, com 17 metros, tal como se encontrava na sua jazida original. “Este elemento fará par com a réplica de Diplodocus de forma a proporcionar ao visitante um corredor de 20 metros em que de um lado pode observar os fósseis reais como foram encontrados e do outro a réplica em toda a sua envergadura original”.

Outro dos motivos de interesse é a escavação didáctica, de um Tarbosaurus bataar, em caixa de areia. “Aqui as crianças terão a oportunidade de serem paleontólogos por um dia, terão à sua disposição material de escavação e um guia para os auxiliar nas suas descobertas”.


0 comentários:

Postar um comentário