Pterossauro

A denominação Pterossauro (réptil alado) é utilizada para descrever os primeiros répteis voadores, que dominaram os céus durante 150 milhões de anos. Eles surgiram muito antes das aves que conhecemos atualmente. Os pterossauros foram os maiores animais voadores de todos os tempos.

Os pterossauros eram hábeis predadores piscívoros ( que se alimentam de peixes). Eles capturavam suas presas através de vôos rasantes sobre o mar. O esqueleto era formado por ossos ocos, semelhantes aos das aves e a pele era muito parecida com a dos morcegos. Seus ossos eram tão eficientes, que podem ser comparados às estruturas que sustentam os aviões modernos. Alguns pterossauros, muito pequenos, eram insectívoros, ou seja, alimentava-se de insetos.

Uns dos maiores pterosauros que existiram foram os Pteranodons. Suas asas gigantes chegavam a medir 8m de envergadura. Ele era um dos Reis dos ares planando nas zonas costeiras. Os pteranodons viveram por volta de 85 a 75 milhões de anos no período Cretáceo.

Eles faziam seus ninhos bem no alto e por serem pouco ágeis em terra firme, acredita-se que alimentavam suas crias no ar. Pesavam cerca de 30kg e mediam mais ou menos 2m de altura. Para decolar, os pteranodons tinham que aproveitar rajadas de vento ou atirar-se de lugares elevados.

Em 1985, foi encontrado no Ceará, um crânio de pterossauro com cerca de 57cm de comprimento e mandíbulas achatadas em forma de espátula. Ele foi enquadrado em uma nova espécie denominada Cearadáctilo, "Dente do Ceará". O cearadáctilo viveu no fim do período Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás.

0 comentários:

Postar um comentário