
Os pterossauros eram hábeis predadores piscívoros ( que se alimentam de peixes). Eles capturavam suas presas através de vôos rasantes sobre o mar. O esqueleto era formado por ossos ocos, semelhantes aos das aves e a pele era muito parecida com a dos morcegos. Seus ossos eram tão eficientes, que podem ser comparados às estruturas que sustentam os aviões modernos. Alguns pterossauros, muito pequenos, eram insectívoros, ou seja, alimentava-se de insetos.
Uns dos maiores pterosauros que existiram foram os Pteranodons. Suas asas gigantes chegavam a medir 8m de envergadura. Ele era um dos Reis dos ares planando nas zonas costeiras. Os pteranodons viveram por volta de 85 a 75 milhões de anos no período Cretáceo.
Eles faziam seus ninhos bem no alto e por serem pouco ágeis em terra firme, acredita-se que alimentavam suas crias no ar. Pesavam cerca de 30kg e mediam mais ou menos 2m de altura. Para decolar, os pteranodons tinham que aproveitar rajadas de vento ou atirar-se de lugares elevados.
Em 1985, foi encontrado no Ceará, um crânio de pterossauro com cerca de 57cm de comprimento e mandíbulas achatadas em forma de espátula. Ele foi enquadrado em uma nova espécie denominada Cearadáctilo, "Dente do Ceará". O cearadáctilo viveu no fim do período Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás.
0 comentários:
Postar um comentário