Deinocheirus mirificus


Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Ornithomimidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: desconhecido.

O Deinocheirus ("garra terrível") é um animal fascinante. Seus braços e mãos de três dedos têm quase 2,40 metros de comprimento. Os fósseis desse dinossauro foram encontrados em 1965 na formação Nemegt, uma área de escavação do período cretáceo tardio na Mongólia, por paleontologistas da Polônia e da Mongólia. Infelizmente, só omoplatas, ossos de braço, mãos e algumas peças de costelas e vértebras do animal foram localizadas. Não foram encontrados fósseis de outros animais.

A característica mais impressionante é o tamanho do espécime. O osso de seu braço (úmero) tem cerca de um metro de comprimento. Os dedos apresentavam comprimento desigual e cada um deles terminava em uma grande garra. Os dedos também tinham menos capacidade de movimento do que em outros terópodes.

Originalmente, o deinocheirus foi incluído em uma família própria, a dos Deinocheiridae, mas como seus braços e mãos eram semelhantes aos dos dinossauros ornitomímicos, ele terminou incluído nessa família. Ao menos um terópode, o therizinossauro, tinha mãos e garras ainda maiores; suas garras eram três vezes maiores que as do deinocheirus.

0 comentários:

Postar um comentário