Alguns Espinossaurídeos

Angaturama

O Angaturama cujo nome significa " Nobre " em tupi, viveu há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil, nas regiões próximas da Chapada do Araripe, no Ceará, o Angaturama era um dinossauro de porte médio e alimentava-se de peixes.

Foi classificado como uma forma brasileira do grupo Spinosauridae, muito encontrado na África. Tinha o crânio comprido e achatado lateralmente, e, ao contrário da maioria dos carnívoros, possuía as narinas na parte de trás da cabeça, em frente aos olhos. Outro traço que o destacava era a crista na frente do crânio, seus restos fósseis são muito escassos por isso o tamanho e outras características da espécie são baseadas em outros espinossaurídeos.

Dados do Dinossauro:

Nome: Angaturama
Nome Científico: Angaturama limai
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 500 quilos
Tamanho: 5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Suchomimo


O Suchomimo cujo nome significa " imitação de crocodilo " era um dinossauro comedor de peixes que cresceu extraordinariamente, sendo muito parecido com os Espinossauros, só que sem aquela vela dorsal e um pouco menores .Viveu na região do Deserto do Teneré ( Nigéria ), na África. Ele pertencia ao grupo dos espinossaurídeos. Tinha o crânio muito assemelhado ao do crocodilo, longo e estreito para penetrar mais facilmente na água e apanhar peixes.

Em suas mas haviam enormes garras que poderiam ter sido usadas como uma espécie de fisga para pegar peixes. Sendo um dinossauro com hábitos aquáticos freqüentemente o Suchomimo encontraria outros habitantes aquáticos comuns em sua época, crocodilos gigantescos que fariam desse grande predador suas presas. ( como na imagem a cima ). Viveu há aproximadamente 100 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo.

Barionix

O Barionix cujo nome significa " garra pesada " viveu há aproximadamente 144 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo foi encontrado em 1983, o Barionix tinha sua característica mais marcante sendo uma garra curvada com cerca de 30cm. Tinha dentes pequenos, pontudos e em maior quantidade que os outros carnívoros. O pescoço era comprido e uma crista chata estendia-se sobre o seu focinho. No fim período Jurássico, começo do Cretáceo, muitas regiões da Europa estavam inundadas pela água, formando imensos lagos.

O Barionix vivia às margens desses lagos, onde ficava encolhido na vegetação. Com o olhar fixo na água, mergulhava sua cabeça alongada e estreita, e num gesto rápido e fulminante retirava-a, trazendo entre os dentes um peixe relativamente grande.

É difícil imaginar que este animal, de aspecto meio desengonçado tenha desenvolvido tamanha habilidade para pescar. Mas, possivelmente, também comia carniça, pois foram encontrados ossos de Iguanodonte junto ao Barionix. O Barionix especializou-se em comer peixe. Sendo que ficava grande parte de seu tempo pescando nas margens de rios ou lagos, era uma presa fácil para os enormes crocodilos que existiam na época.


O Irritator cujo nome significa " irritante " viveu há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil, nas regiões próximas da Chapada do Araripe, no Ceará, sendo um dinossauro de porte médio que se alimentava de peixes. Foi classificado como uma forma brasileira do grupo Spinosauridae, muito encontrado na África.

Tinha o crânio comprido e achatado lateralmente, e, ao contrário da maioria dos carnívoros, possuía as narinas na parte de trás da cabeça, em frente aos olhos. Como seus restos fósseis são bem escassos e somente uma parte do crânio foi encontrada, suas reconstruções são baseadas em outros espinossaurídeos como o Barionix, o Suchomimo e o Espinossauro, e devido a semelhanças com o Angaturama na estrutura corporal, no local e na época onde foi encontrado, tem-se estudado a hipótese de serem parentes próximos ou então da mesma espécie.


0 comentários:

Postar um comentário