A vida antes dos dinossauros

Os dinossauros não foram os primeiros seres vivos. A vida começou bilhões de anos antes deles com a forma mais simples possível: uma única célula. Gradualmente as formas de vida foram evoluindo.

1. INÍCIO DA VIDA: 3000 MAA (MILHÕES DE ANOS ATRÁS)

Os primeiros seres vivos eram muito simples, formados apenas por uma célula. São as bactérias e a allga verde. Fósseis de bactérias e algas verdes de 3 bilhões de anos foram encontrados nas rochas. As águas termais no Parque de Yellowstone, no EUA contém bactérias e algas simples: cena semelhante à do início da vida.

2. VIDA NO MAR: 600 - 530 MAA

Antes de surgirem os peixes, os mares eram habitados por outras criaturas. Muitas delas se pareciam com animais marinhos atuais, como as medusas, os moluscos denominados braquiópodes, e diversos tipos de vermes. Uma espécie que não sobreviveu foi a dos trilobitas. Eram animais de esqueleto muito duro, como uma couraça, mas articulado, de forma que podiam se movimentar. Suas pernas eram como as do camarão e, para se proteger, fechavam-se em bola.

3. PLANTAS SEM FOLHAS & INSETOS: 410 - 380 MAA

As primeiras plantas não tinham folhas nem flores e seu tamanho não ultrapassava 4 ou 5 cm. Essa floresta em miniatura crescia nos pântanos e no meio dela escorpiões caçavam centopéias.

4. PROLIFERAÇÃO DOS PEIXES: 390 MAA

Os primeiros animais com coluna vertebral foram os peixes. Acredita-se que, neste período, o Eusthenopteron, que usava a testa como apoio para "andar", saiu do mar rastejando. Foi o ancestral dos animais terrestres.

5. MAMÍFEROS REGEM: 370 - 280 MAA

Os anfíbios vivem tanto na terra como na água, onde botam seus ovos . Os anfíbios são a evolução dos peixes. nessa época, os anfíbios foram bem-sucedidos. Alguns deles eram bem grandes, como o Ichtyostega, que tinha 1 m de extensão. Lembrava um peixe, com escamas e barbatanas, mas possuía pernas para andar, apesar de preferir a água.

6. RÉPTEIS DOMINAM: 310 MAA

Nesse período, havia mais répteis na terra que anfíbios. Os cientistas acreditam que um grupo de répteis foi o ancestral dos atuais mamíferos. O réptil Dimetrodon pertenceu a este grupo.

7. INSETOS VOAM EM ALTAS FLORESTAS: 300 MAA

Pelas imensas florestas cruzavam-se os primeiros insetos voadores, como as libélulas. Alguns deles possuíam envergadura de asa superior a 70 cm. Foram os maiores insetos que já existiram.

8. O ANCESTRAL DO DINOSSAURO: 245 MAA

Os répteis arcosauros, alguns deles semelhantes aos modernos crocodilos, encontravam-se entre os animais da Terra. Dessa espécies, o Euparkeria deu origem aos dinossauros.

9. INÍCIO DA ERA DOS DINOS: 220 MAA

0 comentários:

Postar um comentário