Peirópolis recebe fósseis do Ceará

Museu dos Dinossauros em Peirópolis recebeu ontem 600 quilos de fósseis resgatados nas cidades de Brejo Santo e Jardim, no Ceará. O material vai passar por análise e integrar o acervo.

Luiz Carlos Ribeiro, responsável pelo museu, explica que os fósseis são resultantes de um monitoramento e salvamento paleontológico. Como parte das exigências do Ibama, a construtora de uma linha de transmissão elétrica fez o levantamento da área e localizou os fósseis. O material foi escavado e encaminhado ao museu de Peirópolis por decisão da empresa.

Os fósseis têm em média 120 milhões de anos e alguns ainda estão em meio às rochas. Após triagem e catalogação, vão fazer parte da exposição “Fósseis do Brasil”, que já conta com restos paleontológicos de seis estados e até o final do ano irá receber contribuições de Santa Catarina, Maranhão, Piauí e Tocantins. A intenção de fazer um centro com os fósseis de todo o país, segundo Luiz, é despertar o interesse nas pessoas e atrair turistas para a cidade. Novo espaço para exposições e oficinas depende de liberação de recursos federais.


0 comentários:

Postar um comentário