Fazendo Ondas

Nadadores habilidosos surgiram nos mares há cerca de 170 milhões de anos. No começo de sua evolução, eles formavam dois grupos: plesiossauros e pliossauros. Os plesiossauros se pareciam com golfinhos gorduchos, de pescoço comprido e cabeça de cobra. Os pliossauros também eram gordinhos, mas o pescoço era curto e a cabeça lembrava a de um crocodilo.

Pescoço Comprido

O maior plesiossauro foi o Elasmosaurus, que media 15 metros da cabeça à cauda, ou seja, o equivalente a uma locomotiva. Metade dessa extensão correspondia ao pescoço, que possuía cerca de 70 ossos pequenos. Com um movimento brusco desse pescoço que parecia uma cobra, o Elasmosaurus podia capturar os peixes ao redor. Talvez até o esticasse pra fora da água para atacar um pterossauro distraído que viesse deslizando sobre as ondas. O Cryptoclidus era outro plesiossauro de pescoço longo. Embora só medisse 3 m de comprimento, era tão ágil quanto uma lontra e igualmente hábil como caçador.

Engolindo parentes

Os pliossauros tinham pescoço menor que os plesiossauros. Possuidores de gigantescas mandíbulas equipadas com dentes temíveis, pareciam-se com a baleia e se alimentavam de peixes grandes, mas não desprezavam os pequenos répteis marinhos que aparecessem. Eram muito bem adaptados à vida dentro da água. Alguns pliossauros podiam mergulhar até 300 metros de profundidade em busca de uma presa.

0 comentários:

Postar um comentário