Lagartos com foice

Os terizinossauros ("lagartos com foice") foram os mais peculiares de todos os dinossauros conhecidos. Por muitos anos, os cientistas tiveram que adivinhar com o que eles se pareciam a partir de fósseis fragmentados que incluíam pés com quatro dedos, como os de um prossaurópode, e garras com formato de foice. Os paleontólogos chamaram o misterioso dono das garras gigantes de Therizinosaurus. Em 1988, esqueletos mais completos de um parente mais primitivo, o Alxasaurus (acima), foram encontrados na China. A comparação dos ossos desse terizinossauro com os encontrados anteriormente permitiu aos cientistas descrever os "lagartos com foice" como grandes criaturas bípedes e de movimentos lentos. O maior assemelhava-se aos extintos mamíferos com cascos chamados calicotérios. Os ossos do pulso e dos dedos da mão dos terizinossauros mostram que eles eram terópodes de "cauda rígida" relacionados ao Oviraptor. Os terizinossauros viveram no leste da Ásia e América do Norte. Muitos tipos viveram no Cretáceo, mas um terizinossauro foi encontrado em rochas do início do Jurássico.

Garras incomuns

A garra do primeiro dígito na mão de Therizinosaurus (acima) era mais longa do que o braço de um homem, mas a outras duas garras eram mais curtas. As três garras assemelhavam-se a lâminas de foice, sendo ligeiramente curvadas, lateralmente achatadas e afilando-se até uma ponta estreita. As garras eram tão longas que o Therizinosaurus poderia andar apoiado nas articulações dos dedos quando estivesse sobre as quatro patas. Essas garras enormes ainda confundem os cientistas. Comparadas às unhas de um dromeossaurídeo, parecem impróprias para agressão. Se não fossem usadas para cortejar parceiros ou para cortar plantas, elas podem ter sido usadas para abrir ninhos de térmitas.

Lagartos com foice


O Therizinosaurus foi um dos últimos e mais esquisitos dentre todos os terizinossauros. Os paleontólogos Dale e Donald Russell reinventaram a possível aparência de Therizinosaurus pela combinação de seus esqueletos incompletos com os ossos conhecidos de outros terizinossauros. Eles tomaram a pequena cabeça emprestada de Erkilosaurus, basearam o comprimento de sua maxila inferior na de um Segnosaurus e construíram suas maxilas sem dentes. O pescoço, as costas e os quadris foram baseados em Nanshiungosaurus (acima).

0 comentários:

Postar um comentário