Arcossauros - um grupo de animais que inclui crocodilos, dinossauros e aves - pertenceram a um grande conjunto chamado arcossauromorfos ou "formas de répteis reinantes". Durante o Permiano e Triásico, muitos grupos de arcossauromorfos evoluíram. Alguns, tais como os prolacertiformes, eram quadrúpedes carnívoros, que lembram lagartos de pescoço comprido. Outros, tais como o trilofossauro e os rincossauros, foram herbívoros cujos crânios e dentes estavam adaptados para cortar plantas grossas. Todos os arcossauromorfos primitivos foram extintos no final do Triásico.
Pescador com pescoço de girafa
Pescador com pescoço de girafa
O prolacertiforme Tanistropheus (nas duas primeiras imagens) estava dentre os mais peculiares de todos os répteis triásicos. Muitos prolacertiformes tinham pescoços longos, mas em Tanistropheus isso foi levado ao extremo, e seu pescoço era duas vezes mais longo que seu corpo. Tanistropheus tinham apenas dez longas vértebras no seu pescoço, o que sugere que seu pescoço não fosse muito flexível. Muitos espécimes de Tanistropheus estão preservados em rochas marinhas (como o mostrado acima). Assim, provavelmente, ele pescava na borda de um lago ou nadando.
Habitantes delicados das árvores
Habitantes delicados das árvores
Um grupo de prolacertiformes, os megalancossauros, provavelmente, viviam nas árvores. Eram pequenos - menos de 30 cm de comprimento - e, como o camaleão atual, tinham mãos semelhantes a pinças e cauda que podia agarrar ramos. Megalancossauros tinham pescoços longos e finos, e crânios afilados. Seus dentes pequenos e pontiagudos sugerem que esses répteis comiam insetos. Curiosamente, eles tinham um gancho pontiagudo na extremidade da cauda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário