Garras Terríveis

O Deinonychus (garra terrível) e outros dromeossaurídeos (lagartos caçadores) foram dinossauros caçadores pequenos e agressivos. Poucos terópodes se comparam à sua inteligência e nenhum ostentava uma combinação tão terrível de armas. As maxilas dos dromeossaurídeos eram equipadas com grandes presas curvadas com formato de lâminas, suas mãos com três dedos sustentavam garras arqueadas, e garras curvadas brotavam de seus longos dedos dos pés semelhantes aos de uma ave. As enormes garras com lâminas de faca no segundo dedo do pé eram duas vezes mais longas do que qualquer outra de suas garras. Os dromeossaurídeos variavam de 2 a 6 metros de comprimento. Eles, provavelmente, desenvolveram-se durante o período Jurássico, embora seus fósseis sejam conhecidos do Cretáceo. Os dromeossaurídeos distribuíram-se pelos continentes do norte, após esses terem se separado do super continente Dondvana, ao sul.

Camuflagem

Ninguém sabe quais devem ter sido as cores dos dromeossaurídeos. O mais provável é que suas peles com escamas ou com penas fossem coloridas ou desenhadas de modo que seus corpos se misturassem com o ambiente à sua volta. Se o Deinonychus vivesse em florestas, listras ou pontos em sua pele o teriam ajudado a se camuflar na luz mesclada abaixo de árvores. Sua camuflagem o tornaria visível a sua presa.

Duelo até a morte

Dois fósseis entrelaçados encontrados no deserto da Mongólia pertenciam a um velociraptor e a um protoceratops que morreram enquanto lutavam. Essa cena mostra que mesmo um terópode agressivo corria sérios riscos quando lutava com um herbívoro bem protegido. O ágil caçador Velociraptor tinha agarrado o focinho do herbívoro enquanto dava pontapés em sua garganta. O protoceratops tinha segurado o braço do seu agressor em seu forte bico. Repentinamente, areia retirada de uma duna pelo vento ou pela chuva soterrou ambos.

0 comentários:

Postar um comentário