Fósseis de uma foca pré-histórica são encontrados no canadá


O animal encontrado viveu a cerca de 20 milhões e é considerado agora um ancestral das focas. Na concepção dos paleontologistas que estudaram o fóssil, ela teria patas em vez de nadadeiras, algo semelhante às lontras e ariranhas, também de um tamanho aproximado ao destes animais atuais, ou seja, mais ou menos 1 metro.

O fóssil estava localizado no que hoje é Nunavut, no Ártico canadense. A paleontóloga Natalia Rybczynski, do Museu Canadense de Natureza e dois colegas são os responsáveis pela descrição, incluindo a nomeação do animal, que ficou conhecido como Puijila darwini. O nome darwini foi escolhido em homenagem ao naturalista Charles Darwin, enquanto o nome Puijila, vem do dialeto indígena inuktikutm e significa "pequeno mamífero marinho".

O estudo publicado na revista "Nature", indica que o animal tinha uma cauda comprida, patas em vez de nadadeiras e provavelmente tinha membranas interdigitais, que é uma pele entre cada dedo, ligando-os para que ao nadar, a locomoção seja mais eficiente. O animal deveria entrar na água ocasionalmente, talvez para comer ou se proteger, mas as patas indicam que era também terrestre.

Os paleontólogos acreditam que os mamíferos atuais como as focas surgiram próximo do ártico e que o Puijila é um forte indício desta origem.

0 comentários:

Postar um comentário