As garras nas patas são muito parecidas com as do célebre Velociraptor, o vilão da série "Parque dos Dinossauros", e até parecem capazes de fazer um belo estrago -- até que você se dá conta do tamanho diminuto do bicho. Pesando menos de 2 kg, o Hesperonychus elizabethae, que acaba de ser apresentado à comunidade científica, é o menor membro de seu grupo a ser descoberto na América do Norte, e elimina de vez o estereótipo de que os dinossauros não passavam de lagartões supercrescidos.
A espécie recém-descoberta, cujos fragmentos ficaram esquecidos desde 1982 em gavetas de museu, foi descrita pelos pesquisadores canadenses Nicholas R. Longrich e Philip J. Currie em artigo na edição desta semana da revista científica "PNAS". Como a fauna de dinos norte-americanos, e em especial os da região de Alberta, no Canadá, está representada principalmente por animais grandes, detectar a espécie pequenina foi uma surpresa considerável, escrevem os pesquisadores.
Como mostra a reconstrução artística acima, o animal provavelmente tinha penas, porque vários de seus parentes próximos já foram identificados com esse tipo de cobertura sobre a pele. A linhagem do bicho está relativamente próxima da que deu origem às aves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário