WASHINGTON (AFP) — Algumas espécies de dinossauros carnívoros machos teriam sido pais exemplares, incubando e protegendo sozinhos os ovos de várias fêmeas, de acordo com pesquisas americanas divulgadas nesta quinta-feira.
Os dinossauros estudados eram ancestrais próximos das aves atuais, e seus fósseis foram encontrados sobre uma quantidade incomum de ovos, explica David Varricchio, paleontologista da Universidade de Montana (noroeste), principal autor do estudo publicado na revista "Science" de 19 de dezembro.
É bastante possível que os machos tenham fecundado várias fêmeas ao mesmo tempo, e essas tenham depositado os ovos em um mesmo grande ninho, acrescentou, sugerindo que quando as fêmeas partiam, os machos incubavam e protegiam os ovos.
Estudos anteriores - realizados, em grande parte, pela Universidade de Montana - haviam mostrado que os dinossauros compartilham várias características de seus sistemas reprodutivos com as aves atuais, como os ovos assimétricos e suas cascas quase idênticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário