Exposição de Fósseis em SP é liberada gratuitamente

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos(SP), apresenta a exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”, que conta com a réplica em resina do esqueleto de um dinossauro de 4,5 metros de altura e 11 metros de comprimento. A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista até o dia 30 de novembro. 

Organizada pelos museus de Ciências e de Zoologia da USP, a exposição reúne diversos fósseis originais de peixes e crocodilos, além de reproduções de vertebrados dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Trabalhos de paleontólogos da universidade também estão expostos. A partir de 2005, pesquisadores do Museu de Zoologia da USP começaram a encontrar fósseis de um tiranossauro, em Minas Gerais. Em 2008, os paleontólogos encontraram a cabeça completa de um Tapuiasaurus Macedoi, que foi apelidado de Jesuíno. 

Entre as aves, o destaque é o paraphysornis brasiliensis, encontrada no Estado de São Paulo há 23 milhões de anos. Ele tinha bico forte, comia pequenos animais, tinha patas resistentes para perseguir as presas e é considerado o animal que prova que existe parentesco entre aves e dinossauros. A exposição, que aborda ainda temas como a separação dos continentes e a extinção dos dinossauros, tem o objetivo de conscientizar sobre o risco do desaparecimento de algumas espécies ameaçadas de extinção, escassez de recursos, superpopulação e mudanças climáticas. 

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, às quartas até as 22h, e aos sábados até as 12h, no hall da biblioteca Professor Achille Bassi, no ICMC, que fica no campus I da USP São Carlos, localizado na Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400. Escolas e demais instituições podem agendar visitas em grupo pelo site do ICMC. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: apoioacad@icmc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9146 (G1).

0 comentários:

Postar um comentário