Oviraptor

Introdução

O Oviraptor ("ladrão de ovos") foi um terópode de pernas longas, com grandes olhos, bico sem dentes e cauda óssea. Ele e seus parentes próximos parecem ter sido os dinossauros mais intimamente relacionados às aves. O cientista que descreveu o Oviraptor em 1924 acreditava ter encontrado um espécime que havia sido morto enquanto roubava ovos de um herbívoro com chifres Triceratops. Ele nomeou o seu achado de Oviraptor philoceratops ("ladrão de ovos que gostava de dinossauros com chifres"). Na década de 1990, entretanto, outros dinossauros Oviraptor foram encontrados com ovos similares. Em um desses ovos, havia ossos de um embrião de Oviraptor. Longe de roubar os ovos de outros dinossauros, os adultos tinham morrido protegendo os próprios ovos, como as aves que atualmente nidificam no chão. O Oviraptor viveu há cerca de 80 milhões de anos onde hoje é o Deserto de Gobi, na Mongólia e na China.

Mães Devotadas

Esse modelo, semelhante ao animal vivo, mostra uma mãe Oviraptor instalando-se para chocar seus ovos. O ninho é um monte de areia com uma concavidade escavada no centro. Em seu interior, ela dispôs os ovos alongados em um círculo. Abaixando-se devagar, a grande criatura utilizará o calor do próprio corpo para manter seus ovos aquecidos à noite, semelhante a uma ave. De dia, as penas macias e felpudas que cobrem seu corpo e braços protegem seus ovos do calor violento do Sol e da areia carregada pelos fortes ventos. Se um outro dinossauro tentar roubar seus ovos, ela pode arranhá-lo com suas garras afiadas ou, como um avestruz, dar uma terrível patada.

Embrião

Ossos delicados ainda rodeados por fragmentos da casca do ovo revelam os restos do embrião de um Oviraptor posto há 80 milhões de anos. O dinossauro que não havia saído da casca encontrava-se enrolado em um ovo com não mais do que 7 centímetros de diâmetro. Se ele tivesse eclodido, o bebê teria crescido até 2m de comprimento. A descoberta de embriões de dinossauros é rara porque seus ossos eram, geralmente, muito frágeis para serem preservados.

Bico e Protuberância

Ovos de dinossauros tinham casca grossa. Ao contrário dos ovos da galinha, eram difíceis de quebrar. Em vez de dentes, o Oviraptor contava com duas presas afiadas no alto da boca. Elas furavam o ovo como um punhal. O fato de ser desdentado nunca foi problema para o Oviraptor. O bico curvo e as mandíbulas fortes quebravam até os ovos mais duros com facilidade. Funcionavam como uma espécie de quebra-nozes. Nem todos os crânios de Oviraptor são parecidos. Alguns têm pequenas protuberâncias ósseas acima das narinas. Outros, uma vasta crista. Com seu crânio curto e olhos grandes, o dinossauro lembrava um pouco o casuar, uma ave australiana.

Esqueleto leve

Um esqueleto de Oviraptor reconstruído revela a estrutura delgada dos ossos ocos no interior do corpo da criatura. Os oviraptores tinham braços compridos e mãos longas com três dedos capazes de agarrar, armadas com garras afiadas e fortemente curvadas. As canelas e os pés alongados os capacitavam a correr rápido, e a cauda era relativamente mais curta do que na maioria dos terópodes. Como um todo, o Oviraptor assemelhava-se a uma grande ave não-voadora. Ele ainda usava o mesmo músculo que as aves - o músculo íleo-tibial - para empurrar suas pernas para trás. Entretanto, certos detalhes intrigantes, tais como ossos púbicos voltados para frente e um hálux (primeiro dedo de pé) voltado para trás, indicam que esse terópode não era, de fato, uma ave.

Desastre no Deserto

Ossos e ovos fósseis mostram o local onde um Oviraptor morreu enquanto cuidava de um ninho com ovos alongados. Esse ninho foi encontrado em solo arenoso, provavelmente na borda de um oásis no deserto. Para proteger os ovos de uma tempestade, a mãe, aparentemente, estendeu seus braços com garras sobre o ninho, como uma ave estende as suas asas. Repentinamente, uma duna saturada pela água da chuva deslizou sobre o ninho e soterra o dinossauro com seus ovos sob uma avalanche de areia.

Dados da Fera


Nome: Oviraptor, significa "ladrão de ovos"
Tamanho: 2 m de comprimento
Alimentação: incerta, provavelmente ovos e carne
Quando viveu: há cerca de 80 milhões de anos atrás, no final do Cretáceo
Onde viveu: no sul da Mongólia
Gêneros aparentados: Conchoraptor, Ingenia

Curiosidades

Encontrar ovos era uma tarefa relativamente simples para o Oviraptor, pois determinados hadrossauros desovavam sempre no mesmo lugar, ano após ano. Bandos inteiros construíam seus ninhos juntos, cada um contendo até 30 ovos, retornando ali em épocas certas do ano. Isso facilitava a vida do Oviraptor, que sabia onde encontrar a próxima refeição.

0 comentários:

Postar um comentário