Therizinossauro ou Therizinosaurus

Introdução

Os terizinossauros ("lagartos com foice") foram os mais peculiares de todos os dinossauros conhecidos. Por muitos anos, os cientistas tiveram que adivinhar com o que eles se pareciam a partir de fósseis fragmentados que incluíam pés com quatro dedos, como os de um prossaurópode, e garras com formato de foice. Os paleontólogos chamaram o misterioso dono das garras gigantes de Therizinosaurus. Em 1988, esqueletos mais completos de um parente mais primitivo, o Alxasaurus, foram encontrados na China. A comparação dos ossos desse terizinossauro com os encontrados anteriormente permitiu aos cientistas descrever os "lagartos com foice" como grandes criaturas bípedes e de movimentos lentos. O maior assemelhava-se aos extintos mamíferos com cascos chamados calicotérios. Os ossos do pulso e dos dedos da mão dos terizinossauros mostram que eles eram terópodes de "cauda rígida" relacionados ao Oviraptor. Os terizinossauros viveram no leste da Ásia e América do Norte. Muitos tipos viveram no Cretáceo, mas um terizinossauro foi encontrado em rochas do início do Jurássico.

Garras Incomuns

A garra do primeiro dígito na mão de Therizinosaurus era mais longa do que o braço de um homem, mas as outras garras eram mais curtas. As três garras assemelhavam-se a lâminas de foice, sendo ligeiramente curvadas, lateralmente achatadas e afilando-se até uma ponta estreita. As garras eram tão longas que o Therizinosaurus poderia andar apoiado nas articulações dos dedos quando estivesse sobre quatro patas. Essas garras enormes ainda confundem os cientistas. Comparadas às unhas de um dromeossaurídeo, parecem impróprias para agressão. Se não fossem usadas para cortejar parceiros ou para cortar plantas, elas podem ter sido usadas para abrir ninhos de térmitas.

Como os Lagartos com Foice viveram

O Therizinosaurus parece ter sido projetado para o estilo de vida dos gorilas ou dos grandes mamíferos extintos, tais como as preguiças-gigantes terrícolas e os calicotérios. Ele caminhava lentamente sobre seus longos membros posteriores, às vezes apoiando a parte da frente de seu corpo nas garras das mãos. Sentando em seus quadris, suportado por sua cauda, o Therizinosaurus poderia suspender seu pescoço longo e reto para cortar o topo das árvores com seu bico sem dentes e estender suas mãos para arrancar brotos frescos e levá-los em direção à sua boca.

Dados da Fera


Nome científico: Therizinosaurus
Tamanho: 12 m de comprimento
Alimentação: provavelmente plantas
Habitat: florestas nas margens de rios
Onde foi encontrado: leste da Ásia
Idade: Final do Cretáceo
Gêneros aparentados: Erlikosaurus, Nanshiungosaurus

Curiosidades

O Therizinosaurus foi um dos últimos e mais esquisitos dentro todos os terizinossauros. Os paleontólogos Dale e Donald Russell reinventaram a possível aparência de Therizinosaurus pela combinação de seus esqueletos incompletos com os ossos conhecidos de outros terizinossauros. Eles tomaram a pequena cabeça emprestada de Erlikosaurus, basearam o comprimento de sua maxila inferior na de um Segnosaurus e construíram suas maxilas sem dentes. O pescoço, as costas e os quadris foram baseados em Nanshiungosaurus.

3 comentários:

  1. Nossa vcs tiveram coo fonte a Enciclopédia dos Dinossauros e da vida pré-histórica?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mas nunca ouvi falar , Tem provas que ele existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem foto de fósseis reais na Wikipedia ele realmente existiu aliás ele tem parentes como o notronychus

      Excluir