Carbonífero

Introdução

Na época do período Carbonífero, a vida terrestre já havia sido completamente estabelecida. É a época de florestas carboníferas habitadas por gigantescos insetos e outros artrópodes e pelos primeiros répteis. O período terminou com uma era do gelo que afetou a maior parte do hemisfério sul.

O Mundo no Carbonífero
 

O período foi batizado em homenagem ao elemento carbono, abundante nessa época. Durante o Carbonífero, montanhas recém-formadas sofreram erosão rapidamente e os escombros se espalharam pelos deltas dos rios. Esses estavam escondidos em florestas densas, que viriam a formar os sulcos de carvão característicos do período.

Um período ou dois?

Na Europa, o Carbonífero é apresentado como apenas uma época. Na América, no entanto, é dividido em dois. Pensilvaniano: 318-291 milhões de anos atrás. Equivalente ao final ou Alto Carbonífero. Mississipiano: 359-318 milhões de anos atrás. Equivalente ao início ou Baixo Carbonífero. Alto e Baixo Carboníferos são termos usados quando falamos de sequências rochosas ou fósseis que foram formados nestes períodos. Início e fim do Carbonífero são termos usados quando falamos dos eventos da época, com a evolução dos répteis.

Formação de Carvão

1. As camadas de plantas absorveram água e foram prensadas, formando um material marrom e esponjoso chamado turfa. 2. Mais camadas de sedimento se formaram sobre a turfa, enterrando-a cada vez mais fundo. A pressão intensa e o calor transformaram a turfa num carvão marrom chamado lignita. 3. Mais calor e pressão, em profundidades ainda maiores, transformaram a lignita num carvão preto e macio chamado carvão betuminoso. 4. Com isto, o material chegou a um carvão mais duro, preto e brilhante, chamado antracite.

Plantas de Florestas Carboníferas

Lepidodendron - musgo de cerca de 30 metros de altura, consistindo de um tronco reto que se divide dicotoneamente (em dois ramos iguais, e daí em mais dois, e assim por diante) e folhas em formato de tiras longas. O tronco é coberto de marcas de folhas em formato de diamante.

Sigillaria - outro musgo similar ao Lepidodendron, mas com as marcas das folhas organizadas em linhas paralelas.

Calamites - rabos-de-cavalo do tamanho de árvores de Natal. Crescem como canaviais em água rasa.

Cordaites - um parente primitivo das coníferas, embora cresçam em solo levemente mais seco. Várias samambaias se formam e aproximam-se do tronco.

Eogyrinus


Significado: tufão próximo
Período: final do Carbonífero
Tamanho: 5m
Alimentação: peixes e outros anfíbios
Habitat: pântanos de carvão
Informação: um dos grandes anfíbios do período, percorria às águas rasas dos pântanos como um jacaré, procurando por animais para comer. O Eogyrinus podia passar algum tempo na terra, mas precisava voltar para água para procriar.

Meganeura


Significado: grandes nervos
Período: final do Carbonífero
Tamanho: 1,5m (asas estendidas)
Alimentação: desconhecida
Informação: parecido com uma libélula, mas do tamanho de uma ave grande, Meganeura era uma espécie típica entre os gigantescos artrópodes que existiam nas florestas de carbono.

Westlothiana


Significado: do condado de Westlothian, na Escócia
Período: início do Carbonífero
Tamanho: 20cm
Alimentação: insetos pequenos
Informação: Westlothiana pode ser o primeiro dos répteis já conhecidos, ou um meio-termo entre os anfíbios e os répteis. Certamente foi o precursor dos animais terrestres que estariam por vir.

0 comentários:

Postar um comentário