Gallimimus ou Galimimo

Introdução

Dinossauros ornitomimídeos ou "imitadores de aves" eram semelhantes a aves de pernas longas e sem capacidade de voo, tais como os avestruzes. Os ornitomimídeos desenvolveram um bico semelhante ao de uma ave. Entretanto, diferentemente das aves modernas, tinham uma longa cauda óssea e braços com dedos e garras, ao invés de asas. Os ornitomimídeos viveram principalmente no final do Cretáceo em partes da América do Norte, Leste da Ásia e Europa e, provavelmente, na África e Austrália. Eles podem ter vagado por campos abertos, beliscando plantas e, talvez, de vez em quando, abocanhando pequenos animais. Grandes olhos os ajudavam a localizar as presas e a espreitar o perigo. Se um tiranossauro apanhasse um ornitomimídeo de surpresa, ele podia dar um terrível chute com suas afiadas garras dos dedos, mas era mais provável que ele escapasse correndo do perigo.

Com o tronco curto, o corpo leve e as longas pernas traseiras, o Gallimimus foi um dos melhores velocistas de seu tempo. Podia fazer longas corridas e superar a maioria dos predadores. De pescoço extenso e bico desdentado, parecia-se com um grande avestruz, mas sem penas ou asas.

Imitador de Galinha

Gallimimus ("imitador de galinha"), o maior dinossauro semelhante ao avestruz conhecido, era três vezes maior do que um homem alto. Ele tinha uma cabeça pequena, semelhante à de uma ave, um pescoço longo e flexível, um bico longo e estreito e olhos bem grandes, posicionados nas laterais de sua cabeça, para identificar o perigo vindo de quase todas as direções. Braços delgados terminavam em mãos com três dedos, com as palmas voltadas em direção ao corpo. Suas longas garras curvadas podem ter segurado brotos frescos ou capturado pequenos mamíferos e lagartos. Os membros posteriores tinham a canela e os ossos superiores dos pés alongados, terminando em três longos dedos com garras afiadas em suas extremidades. Uma cauda longa e afilada mantinha-se firme para equilibrar a cabeça e o pescoço. O Gallimimus vagou por uma região seca semidesértica, onde plantas eram mais abundantes ao longo das margens úmidas de rios.

Dados da Fera

Nome: Gallimimus, que significa "imitação de galinha".

Tamanho: 6 m de comprimento e 3 m de altura.

Alimentação: plantas, ovos, insetos e, talvez, animais.

Quando viveu: cerca de 70 milhões de anos atrás (Cretáceo), na Mongólia.

Gêneros aparentados: Struthiomimus, Ornithomimus.

Curiosidades

As garras do Gallimimus eram muito úteis para cavoucar o solo e desenterrar ovos para comer. Ele também se alimentava de plantas e de pequenos insetos, que prendia em seu bico, e até caçava lagartos.

1 comentários: