Compsognathus ou Compsognato

Introdução

A paisagem jurássica, provavelmente, estava cheia de pequenos predadores - dinossauros equivalentes a mamíferos como raposas e chacais - mas, como seus ossos eram muito finos e frágeis, poucos deixaram restos fósseis. Entre os mais conhecidos estão Compsognathus, da Alemanha e França, e Ornitholestes, dos Estados Unidos. Ambos, supostamente, eram corredores rápidos, perseguindo e comendo lagartos, pequenos mamíferos e outras criaturas menores do que eles. Foram os primeiros membros de um novo grupo de terópodes tetanuros - os celurossauros ou "lagartos de cauda oca". Esse grande grupo de dinossauros predadores, consequentemente, deu origem aos gigantescos tiranossauros, aos terópodes semelhantes às aves e aos prováveis ancestrais de aves.

Elegância

O Compsognathus tinha aparência mais delicada que a maioria dos dinossauros. Na ponta do pescoço comprido e flexível erguia-se o crânio pequeno, de ossos bem espaçados. Até seus 68 dentes eram pequenos e graciosos, embora pontiagudos e curvos, capazes de ferir seriamente. O Compsognathus era bom caçador, dotado de visão aguçada. Veloz, corria sobre as finas mas fortes pernas traseiras. Acelerava rapidamente para alcançar ágeis animais pequenos.

O estilo de vida do Compsognathus

O Compsognathus viveu em ilhas desérticas quentes onde se encontram, agora, a Alemanha e a França e foi, provavelmente, o maior predador desses locais, pois pequenas ilhas raramente têm comida suficiente para suportar grandes carnívoros. A estrutura delicada do pequeno dinossauro, com um longo pescoço, cauda oscilante e pernas semelhantes às de aves, teria feito dele um rápido corredor. Ele capturava e comia lagartos como o Bavarisaurus e, talvez, também caçasse a ave primitiva Archaeopteryx. O Compsognathus pode ainda ter se alimentado de restos de caranguejos mortos e de outras criaturas encontradas nas praias.

Mãos Leves

Com apenas dois dedos articulados, é difícil imaginar como o Compsognathus conseguia agarrar alguma coisa. O terceiro dedo, feito de um único osso, não devia ser muito flexível nem útil.

Maxila Elegante

O Compsognathus ("maxila elegante") deve seu nome aos delicados ossos de sua cabeça longa e baixa. Seu crânio delicado era composto, principalmente, por barras ósseas delgadas com grandes espaços entre elas. As maiores aberturas eram as órbitas, ou as cavidades para os olhos. As narinas eram dois pequenos buracos elípticos próximos à extremidade pontiaguda do focinho. Abaixo de tais buracos, ossos entrelaçados formavam barras longas e delgadas que compunham a maxila superior. A maxila inferior, também, era tão delgada que parecia frágil. Dentes curvados, pequenos e afiados estavam dispostos bem separados em ambas as maxilas.

Dados da Fera


Nome: Compsognathus ("maxila elegante").

Tamanho: até 1,4 m de comprimento.

Alimentação: carne (pequenos animais).

Quando viveu: há 145 milhões de anos, no Final do Jurássico.

Onde viveu: no sul da Alemanha e no sul da França.

Gêneros aparentados: Aristosuchus, Sinosauropteryx.

Curiosidade

Os restos de um réptil chamado Bravarisaurus foram encontrados no interior das costelas de um fóssil de Compsognathus. Provavelmente esse lagarto foi a última refeição do dinossauro.

2 comentários: