Allosaurus ou Alossauro

Introdução

Grandes dinossauros carnívoros já vagavam pelo mundo antes do Tyrannosaurus aterrorizar a América do Norte. Muitos podem ainda ter excedido em tamanho esse monstro. Esses grandes caçadores são chamados de terópodes tetanuros, um nome usado somente para alossauros e dinossauros aparentados. As cabeças dos alossaurídeos tinham crânios altos com ossos distintos e aberturas grandes que diminuíam o seu peso. Às vezes, eles tinham margens ou cristas em seu focinho ou sobre os olhos. Suas maxilas eram imensas, com presas estreitas e curvadas, embora mais fracas do que as de Tyrannosaurus. Seus braços eram bem fortes, as mãos tinham três dedos dotados de garras afiadas e suas grandes pernas musculosas possuíam pés com quatro dedos. Os alossaurídeos prosperaram no final do Jurássico até o final do Cretáceo, em locais tão distantes quanto as Américas do Norte e do Sul, a Europa e a África.

O Allosaurus foi um dos dinossauros mais ferozes que pisaram as planícies da América do Norte, África, Austrália e China há cerca de 150 milhões de anos. Terópode, chegava a medir 12 m de comprimento - menor do que o campeão dos carnívoros, o Tyrannosaurs rex, mas igualmente perverso. O Allosaurus possuía dentes pontudos e afiados. Era equipado também com garras curvas e uma cauda poderosa, que chicoteava o animal com coragem suficiente para atacá-lo. O Allosaurus era grande como a girafa, mas, ao contrário desse herbívoro, era um matador impiedoso, que podia atacar em bandos.

Lagarto Diferente

 
O Allosaurus vagou pelo oeste da América do Norte, leste da África e sudoeste da Europa durante o final do Jurássico. Adultos pequenos pesavam tanto quanto um cavalo, enquanto os grandes tornavam-se tão pesados quanto um elefante. Indivíduos de vários tamanhos talvez pertencessem a várias espécies. Alguns cientistas já pensaram que fósseis de animais maiores eram provenientes de um outro gênero. O Allosaurus comia dinossauros herbívoros, tais como o bípede Camptosaurus e os quadrúpedes Stegosaurus e Apatosaurus. Ele, provavelmente, caçava por emboscada, escondendo-se entre as árvores até que um herbívoro lento aparecesse.

Dentes curvos

Se um homem alto subisse no ombro de um outro quando o Allosaurus existia, alcançaria altura suficiente apenas para examinar a boca desse dinossauro. Então, veria fileiras serrilhadas com cerca de 70 dentes, cada um tão afiado quanto um facão de açougueiro. Todos os dentes curvados para trás, perfeitos para morder a carne de sua presa e impedi-la de escapar. Ao estragar-se, ou cair durante uma luta, o dente logo era substituído por outro, que crescia depressa.

Rapidez

Os cientistas acreditam que o Allosaurus se movia a cerca de 8 km/h. Um atleta poderia apenas acompanhá-lo quando o Allosaurus disparava sobre suas pernas traseiras, parecendo um pássaro gigantesco. Cada passada dele tinha a extensão de um automóvel.

Garras

Os quatro dedos de ambos os pés terminavam em garras afiadas, semelhantes às dos pássaros. Três delas apontadas para a frente e uma virada para trás. Cada garra era forte e afiada o bastante para rasgar a barriga de qualquer outro dinossauro. O Allosaurus também possuía uma garra em cada um dos três dedos das mãos.

Bem Equilibrado

O Allosaurus provavelmente aprumava a cauda para manter o equilíbrio enquanto andava ou corria. Além disso, a cauda (que continha cerca de 50 ossos) também era empregada para chicotear o rival antes do acasalamento, nas lutas empreendidas pelos machos para conquistar as meas. Qualquer pequeno dinossauro carnívoro que tentasse pegar um filhote de Allosaurus seria atingido por uma boa chicotada de sua cauda.

Exterminador de Filhotes

Vários membros de um bando de Allosaurus costumavam reunir-se para caçar, atacando os indefesos Diplodocus com garras e dentes até deixá-los em pedaços. Os Allosaurus também não hesitariam em atacar e exterminar os filhotes desses grandes dinossauros.

Necrófagos à Espreita

Nem sempre era possível conseguir carne fresca, por isso o Allosaurus talvez comessem também as sobras de animais mortos por outros carnívoros. Os que comem carniça são chamados de necrófagos.

Dados da Fera


Nome: Allosaurus ("lagarto estranho").

Tamanho: 12 metros de comprimento.

Alimentação: carne.

Quando viveu: há cerca de 150 milhões de anos, no Final do Jurássico.

Onde viveu: na América do Norte, África e China.

Gênero aparentado: Giganotosaurus.
  
Curiosidades
  
Marcas de dentes de Allosaurus foram encontradas nos ossos da cauda de Apatosaurus, um herbívoro da América do Norte. Alguns dinossauros herbívoros, como o Diplodocus, eram grandes demais para que um Allosaurus pudesse atacá-los sozinho. Então, os Allosaurus se reuniam em bandos para caçá-los.

0 comentários:

Postar um comentário