Os Pequenos Herbívoros Bípedes

Durante o Período Jurássico, vários tipos de dinossauros ornitísquios ("cintura pélvica de lagarto") bípedes (que andavam sobre duas patas) evoluíram. As primeiras formas não eram maiores do que um cachorro, mas, posteriormente, algumas alcançavam comprimentos de até 7 metros. Eles andavam sobre os membros posteriores mais longos que seus braços e tinham bicos córneos e dentes estriados para esmagar as folhas das plantas. Os cientistas não estão certos de como algumas das pequenas formas primitivas estão relacionadas umas às outras, e, assim, agrupam muitos tipos de ornitísquios ornitópodes, ou com pé de ave, com três grandes dedos apontados para frente com suas extremidades revestidas por garras ou unhas robustas. Sem garras ou dentes semelhantes a um punhal para se defenderem, muitos ornitópodes corriam para escapar do perigo e alguns estavam entre os mais rápidos de todos os dinossauros.

Lagarto de Lesotho

O herbívoro primitivo do tamanho de um cachorro chamado Lesothosaurus, que viveu no sul da África e na Venezuela no início do Jurássico, é muito primitivo para ser classificado com os ornitópodes verdadeiros. Suas maxilas moviam-se somente para cima e para baixo, e não lateralmente. É provável que ele se alimentasse fatiando folhas, em vez de triturá-las. Com canelas longas de um rápido corredor, o animal podia escapar de seus inimigos em altas velocidades. Em outros momentos, o Lesothosaurus teria se abaixado sobre as quatro patas para comer plantas de pequeno porte, erguendo sua cabeça frequentemente para observar a aproximação de predadores sorrateiros.

Pastador com Margem Alta


O Hypsilophodon ("dente com margem alta") recebeu esse nome devido aos seus dentes molares estriados com margens altas, que os tornam muito eficientes para mastigar a vegetação dura do Cretáceo. Suas maxilas articulam-se abaixo do nível dos dentes, o que fornece uma forte mordida e, conforme suas maxilas superiores movem-se para fora, as maxilas inferiores movem-se para dentro. Como resultado, os dentes superiores e inferiores, constantemente, afiavam uns aos outros. Esse animal de 1.5 metro de comprimento viveu na América do Norte e oeste da Europa.

0 comentários:

Postar um comentário