Senhores das águas

Existia vida no mar centenas de milhões de anos antes que os dinos vagassem pelo planeta. As medusas e estrelas-do-mar surgiram há 600 milhões de anos. Centenas de séculos mais tarde, apareceu o primeiro peixe, bem como alguns animais anfíbios, os que podem viver na terra e na água.

Respirando Ar

Os cientistas acham que os répteis evoluíram desses anfíbios. Um dos mais antigos era o Hylonomus, que acabou preferindo viver na terra, Outros optaram por viver na água. Todos os répteis precisam respirar ar. Os répteis marinhos necessitam vir à tona para respirar, e alguns deles também para botar ovos.

Ampla Variedade

Grande número de diferentes répteis aquáticos evoluíram dos primeiros répteis marinhos, incluindo o Placodus, que parecia uma foca.

Prato Cheio

O Ichthyosaurus surgiu no final do período Triássico. Embora se parecesse com o atual golfinho, ele era na verdade um répteil, não um mamífero. Sabe-se que comia peixes e moluscos porque restos da última refeição foram encontrados dentro de seus fósseis.

Os ichthyosaurus deram nome a família dos ictiossauros, " Peixe-lagarto", ao qual inúmeros espécimes dessas criaturas pertencem, eram os "répteis" mais adaptados a vida aquática, pois seus ancestrais foram uns dos primeiros répteis a buscar alimentos na água, seus corpos possuíam uma ótima hidrodinâmica que os permitia competir com os tubarões que eram seus principais rivais e predadores na infância, pois os tubarões tinham iniciado seu processo de evolução bem antes dos ictiossauros. Os ictiossauros se alimentavam de peixes e moluscos, pois foram encontrados junto aos seus restos fósseis, restos desses seres.

Caçador dos Mares


Em meados do Cretáceo, o Champsosaurus apareceu. Assemelhava-se ao moderno crocodilo e era um predador tão perigoso quanto este.

Dieta de Peixe

Na época em que o primeiro ictiossauro apareceu, o Nothosaurus era um dos governantes dos mares. Bem adaptado a seu mundo aquático, volteava pelas ondas e se alimentava de peixes, manstigando-os com seus dentes pontudos e curvos. Os cientistas acham que os Nothosaurus eram os ancestrais de um grupo de répteis que dominaram os mares no período Jurássico há cerca de 170 milhões de anos; os plesiossauros e os Pliossauros.

O Nothossauro provavelmente é um dos ancestrais dos répteis marinhos que surgiram no Jurássico e no Cretáceo, seu corpo não era totalmente adaptado a vida aquática, pois possuía patas com dedos e unhas como um jacaré e sendo um animal marinho esse fato demonstra que ainda permanecia grande parte do tempo fora da água, e deveria caminhar com dificuldade como um leão-marinho. O Nothossauro foi um dos maiores predadores aquáticos de sua época, que é anterior ao surgimento dos ictiossauros, que já possuíam nadadeiras e eram mais adaptados a vida aquática.

0 comentários:

Postar um comentário