Ladrões de Ovos

O Oviraptor ("ladrão de ovos") foi um terópode de pernas longas, com grandes olhos, bico sem dentes e cauda óssea. Ele e seus parentes próximos parecem ter sido os dinossauros mais intimamente relacionados às aves. O cientista que descreveu o Oviraptor em 1924 acreditava ter encontrado um espécime que havia sido morto enquanto roubava os ovos do herbívoro com chifres Triceratops. Ele nomeou o seu achado de Oviraptor Philoceratops ("ladrão de ovos que gostava de dinossauros com chifres"). Na década de 1990, entretanto, outros dinossauros Oviraptor foram encontrados com ovos similares. Em um desses ovos, havia ossos de um embrião de Oviraptor. Longe de roubar os ovos de outros dinossauros, os adultos tinham morrido protegendo os próprios ovos, como as aves que atualmente nidificam no chão. O Oviraptor viveu há cerca de 80 milhões de anos onde hoje é o Deserto de Gobi, na Mongólia e na China.

Cabeças Bizarras

A cabeça curta do Oviraptor era mais parecida com a cabeça de uma ave do que a de um dinossauro terópode típico. As maxilas formavam um bico alto e sem dentes e o leve crânio consistia, principalmente, de barras ósseas fortes, porém leves e finas. O crânio continha buracos enormes para os olhos. Uma crista revestida por um chifre percorria no topo da área nasal de Oviraptor. Penas podem ter recoberto o resto da cabeça, como na imagem acima.

Embrião

Ossos delicados ainda rodeados por fragmentos de casca de ovo revelam restos do embrião de um ovirraptor posto há 80 milhões de anos. O dinossauro que não havia saído da casca encontrava-se enrolado em um ovo com não mais do que 7 centímetros de diâmetro. Se ele tivesse eclodido, o bebê teria crescido até 2 m de comprimento. A descoberta de embriões de dinossauros é rara porque seus ossos eram, geralmente, muito frágeis para serem preservados.

0 comentários:

Postar um comentário