Grupos de répteis reinantes primitivos

Arcossauros - um grupo de animais que inclui crocodilos, dinossauros e aves - pertenceram a um grande conjunto chamado arcossauromorfos ou "formas de répteis reinantes". Durante o Permiano e Triásico, muitos grupos de arcossauromorfos evoluíram. Alguns, tais como os prolacertiformes, eram quadrúpedes carnívoros, que lembram lagartos de pescoço comprido. Outros, tais como o trilofossauro e os rincossauros, foram herbívoros cujos crânios e dentes estavam adaptados para cortar plantas grossas. Todos os arcossauromorfos primitivos foram extintos no final do Triásico.

Pescador com pescoço de girafa

O prolacertiforme Tanistropheus (nas duas primeiras imagens) estava dentre os mais peculiares de todos os répteis triásicos. Muitos prolacertiformes tinham pescoços longos, mas em Tanistropheus isso foi levado ao extremo, e seu pescoço era duas vezes mais longo que seu corpo. Tanistropheus tinham apenas dez longas vértebras no seu pescoço, o que sugere que seu pescoço não fosse muito flexível. Muitos espécimes de Tanistropheus estão preservados em rochas marinhas (como o mostrado acima). Assim, provavelmente, ele pescava na borda de um lago ou nadando.

Habitantes delicados das árvores

Um grupo de prolacertiformes, os megalancossauros, provavelmente, viviam nas árvores. Eram pequenos - menos de 30 cm de comprimento - e, como o camaleão atual, tinham mãos semelhantes a pinças e cauda que podia agarrar ramos. Megalancossauros tinham pescoços longos e finos, e crânios afilados. Seus dentes pequenos e pontiagudos sugerem que esses répteis comiam insetos. Curiosamente, eles tinham um gancho pontiagudo na extremidade da cauda.

0 comentários:

Postar um comentário