Exposição dos Dinossauros no Palmas Shopping

(Foto não original desta exposição)

“Na Era dos Dinossauros”, o primeiro museu itinerante do Brasil sobre a Pré-História, estará em Palmas Shopping, de 04 até 25 de outubro. Trata-se de uma exposição essencialmente educativa, mesmo assim apresenta muitos elementos de entretenimento e diversão para crianças, jovens e adultos. Estruturada em formato de museu itinerante, a mostra já percorreu, desde abril de 2005, 40 cidades de Norte a Sul do País.

Itens expostos

Sem limitar o tempo de permanência do visitante ou proibir fotos e filmagens em seu interior, a mostra apresenta dezenas de painéis contendo informações sobre a vida existente na Era Mesozóica; fósseis autênticos, alguns datados de aproximadamente 280 milhões de anos; raros exemplares de troncos de árvore fossilizados com cerca de 100 milhões de anos (nos quais é possível observar detalhes impressionantes, como nós e veios da madeira original); âmbares; réplicas de algumas espécies de dinossauros; réplica do crânio do Tyrannosaurus rex mais famoso do mundo (Sue); ovos dos gigantes da época, entre outros. Todas as informações apresentadas são validadas por profissionais da área - um paleobiólogo e um biólogo.

Uma das atrações da exposição é a réplica em tamanho real do crânio da Sue, o Tyrannosaurus rex mais completo descoberto até hoje. A denominação do fóssil é uma homenagem à paleontóloga que o encontrou, Sue Hendrickson. Considerado um dos principais tesouros paleontológicos, a descoberta foi feita em uma reserva indígena em Dakota do Sul, EUA. O crânio original mede 1,5 m, pesa 272 Kg e está exposto – juntamente com o restante do esqueleto – no Museu Field de História Natural, em Chicago.

Exposição educativa

Um dos principais cuidados dos organizadores foi o de que ninguém que visitasse a mostra aprendesse algo errado. As réplicas de dinossauros obedecem criteriosamente à proporção de seus originais, assim como as dos insetos e dos fósseis pré-históricos. Cada uma das peças expostas é acompanhada por display contendo explicações sobre as mesmas. Além destas, painéis informativos colocados ao longo dos corredores do evento apresentam informações variadas e curiosas, como as cores dos dinossauros, suas vocalizações e algumas das mais recentes descobertas na área da Paleontologia.

Em exposição

Itens apresentados: réplica de Tyrannosaurus rex (com 5 metros de comprimento); Diplodocus carnegii (10 metros de comprimento); Compsognathus longipes; Velociraptor mongoliensis; Styracosaurus albertensis, Ophthalmosaurus icenicus; Archaeopteryx lithographica; réplica do crânio da Sue; dente e garra de T-rex; garra de Velociraptor; maxilar e vértebra de dinossauros; pata de Barionix; pata de Plateossauro; espinho da cauda de Estegossauro; amonite; insetos; âmbares; ninho de Protocerátopes fossilizado; fósseis; pegada de Galimimo; réplicas de embriões em ovos (Pterossauro, Ovirraptor, Titanossauro, Tiranossauro e Therizinossauro); painéis contendo textos explicativos, curiosidades e ilustrações coloridas e impactantes. O “som ambiente”, produzido em estúdio especializado, reproduz os ruídos de uma floresta jurássica e de animais pré-históricos.

Serviço

Período – De 4 a 25 de outubro
Local – Palmas Shopping
Horários – De segunda a sexta-feira das 14 às 22 horas. Aos sábados das 10 às 22 horas e aos domingos e feriados das 13 às 21 horas.
Ingressos - R$ 10,00 para adultos e jovens acima de 12 anos. Crianças com até 12 anos, estudantes portadores de carteirinha e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada (R$ 5,00).

Telefone / reservas – 3223-1107 (Informações da Ascom/Palmas Shopping)


0 comentários:

Postar um comentário