Costas com espinhos!!

A característica mais notável de qualquer estegossauro é a disposição das placas que se projetam de seu pescoço, de suas costas e de sua cauda. O maior membro desse grupo foi o Stegosaurus ("lagarto com cobertura"), que podia atingir o tamanho de um ônibus. Suas costas eram cobertas por placas enormes. O primeiro fóssil de Stegosaurus foi descoberto oeste dos Estados Unidos na década de 1870 e, desde então, dúzias de fósseis foram encontrados no mesmo local. Apesar de ser um dos dinossauros mais estudados, os cientistas ainda não estão certos sobre como as placas se posicionavam em suas costas e sobre sua função. Não se sabe se eram uma defesa, ou um meio de regular a temperatura ou atrais parceiros.

Ferrão Na Cauda

O Stegosaurus tinha a proteção resistente com protuberâncias e contava também com uma cauda semelhante a uma clava, capaz de afugentar predadores. Projetando-se para fora e para trás a partir do final de sua cauda, existiam pelo menos dois pares de espigões ósseos longos e pontiagudos. Mantendo-se ao lado de um Allosaurus ou de outro predador, o Stegosaurus podia aplicar golpes terríveis usando sua cauda.

Armadura

A garganta vulnerável do Stegosaurus era protegida das garras e dentes dos terópodes por saliências ósseas existentes na pele. Essas saliências eram equivalentes a armaduras usadas pelos cavaleiros medievais. Elas impediam perfurações e, ao mesmo tempo, garantiam flexibilidade.

0 comentários:

Postar um comentário