Pterossauros Avançados

Pterodactilídeos foram pterossauros avançados que evoluíram no final do Jurássico. Pelo fato de os tipos primitivos de pterossauros terem se tornado extintos, eles dominaram o céu do Cretáceo. Alguns pterodactilídeos tinham grandes dentes intercalados para coletar peixes, enquanto um grupo chamado sungaripterídeos tinha dentes rombudos, possivelmente usados para esmagar conchas. Apenas uma ou duas espécies de pterodactídeos restaram no final do Cretáceo. Estes foram os últimos pterossauros. Pterossauros desapareceram porque novas aves aquáticas dominaram os ambientes onde viviam.

Cristas e suas funções

Muitos pterodactilídeos tinham cristas na cabeça e, algumas vezes, na maxila inferior. Essas cristas devem ter sido usadas como elementos de exposição durante a corte, como lemes ou como estabilizadores durante o voo. Alguns fósseis excepcionais encontrados no Brasil e na Alemanha revelam que, a partir das cristas ósseas, ocorriam extensões de tecidos moles. Isso mostra que, em vida, o perfil da crista dos pterodactilídeos deveria ser muito diferente da forma como revelada apenas pelos ossos.

Pterodaustro


Alguns pterodactilídeos tinham longas maxilas e centenas de pequenos dentes, O melhor exemplo é o Pterodaustro, do Cretáceo inferior da América do Sul. Suas maxilas curvas voltadas para cima, e suas maxilas inferiores estavam repletas com, aproximadamente, 1000 dentes com forma de cerdas. Ele, provavelmente, comprimia o bico cheio da água entre seus dentes, expulsando a água e deixando o plâncton preso na sua boca.

0 comentários:

Postar um comentário