Plesiossauros de Pescoço longo

Enquanto alguns plesiossauros foram predadores com cabeças grandes, outros tinham crânios pequenos e pescoços muito longos. Um grupo de plesiossauros, os Elasmossauros tinham pescoço maior que 5 metros de comprimento. A maioria dos plesiossauros de pescoço longo alimentava-se de peixes e moluscos, embora alguns possam ter se alimentado de invertebrados do fundo do mar, e outros talvez predavam répteis marinhos. Ambos os plesiossauros, de pescoço curto e longo, foram extintos no final do Cretáceo.

Pescoços longos

Elasmosaurus tinham 72 vértebras no pescoço, mais do que outros plesiossauros, ou até mesmo qualquer outro animal. Estudos das vértebras dos plesiossauros indicam que seus pescoços eram pouco flexíveis, mas especialistas ainda estão incertos de como ele o usavam. Elasmosaurus poderia se aproximar de um cardume de peixes e usar seu pescoço para enfiar sua cabeça entre eles, ou ele poderia escorregar vagarosamente no fundo do mar usando o seu pescoço para alcançar e retirar os invertebrados que ali habitavam.

Plesiossauros Filtradores


Um grupo de plesiossauros de pescoço longo, os Criptoclidídeos tinham numerosos dentes semelhantes a uma agulha. Estes eram provavelmente usados como um aparato filtrador para capturar pequenos peixes e camarões nadadores. Os criptoclidídeos deveriam fechar sua boca em um grupo d presas e então expulsar a água para fora com sua língua. Todos os pequenos animais ficariam presos na sua boca pela rede formada pelos dentes.

1 comentários: