Caudas Rígidas

A maioria dos últimos terópodes é conhecida como tetanuros ( "caudas rígidas" ). O nome tetanuro deve-se a uma mudança que, provavelmente, afetou suas pernas e caudas. Nos primeiros terópodes, músculos ligavam os ossos da coxa ao meio da cauda, que balançavam de um lado para o outro quando eles andavam. Os tetanuros desenvolveram músculos de cauda-coxa mais curtos e isso tornou as extremidades posteriores de sua cauda menos imóveis. Nesse tempo, alguns tentanuros perderam totalmente a cauda. O crânio dos tentanuros era menos sólidos do que o dos ceratossauros, as maxilas só tinham dentes posicionados antes dos olhos e cada mão tinha apenas três dedos. Os primeiros tetanuros incluíam Eustreptospondylus ( da foto acima ) e outros dinossauros chamados megalossauros ( "grandes lagartos" ). Esses terópodes de médio e grande porte são conhecidos principalmente de fósseis fragmentados que datam do início do Jurássico ao início do Cretáceo. Novos achados de grandes terópodes da Ásia, África e Europa mostram ampla variedade dos primeiros terópodes tetanuros.

Vértebras Bem curvadas

Eustreptospondylus ( "vértebras bem curvadas" ) foi um tenaturo primitivo que viveu na Inglaterra há mais de 170 milhões de anos. Ele alcançava 7 metros de comprimento. Apesar do tamanho, da cauda comprida e das pernas longas e grossas, ele era de constituição delicada, com cavidades do crânio que diminuíam seu peso e mãos curtas com três dedos. Esse terópode com dentes afiados podia ter caçado dinossauros herbívoros de quatro dedos que compartilhavam seu habitat - o dinossauro com placas Lexovisaurus, o dinossauro com armadura Sarcolestes e talvez ainda o enorme saurópode Cetiosaurus.

Grande Lagarto

O megalosaurus foi o primeiro dinossauro a obter um nome científico usado ainda hoje. Em 1824, o cientista britânico Willian Buckland descreveu-o a partir de uma intrigante peça quebrada de maxila inferior. O megalosaurus, provavelmente, tornou-se maior e mais forte do que o Eustreptospondylus, com uma grande cabeça, pescoço encorpado e pernas longas e fortes. Os três e principais dedos em cada pé e mão sustentavam garras cruelmente longas e afiadas. Nenhum esqueleto completo já foi encontrado, e muitos de seus detalhes são suposições. O megalosaurus assim como o Eustreptospondylus, viveu no Jurássico Médio. Seus fósseis têm sido encontrados na Inglaterra, na França e em Portugal.

0 comentários:

Postar um comentário