Certos dinossauros ancestrais de aves seriam polígamos e pais exemplares


WASHINGTON (AFP) — Algumas espécies de dinossauros carnívoros machos teriam sido pais exemplares, incubando e protegendo sozinhos os ovos de várias fêmeas, de acordo com pesquisas americanas divulgadas nesta quinta-feira.

Os dinossauros estudados eram ancestrais próximos das aves atuais, e seus fósseis foram encontrados sobre uma quantidade incomum de ovos, explica David Varricchio, paleontologista da Universidade de Montana (noroeste), principal autor do estudo publicado na revista "Science" de 19 de dezembro.

É bastante possível que os machos tenham fecundado várias fêmeas ao mesmo tempo, e essas tenham depositado os ovos em um mesmo grande ninho, acrescentou, sugerindo que quando as fêmeas partiam, os machos incubavam e protegiam os ovos.

"Os cientistas discutem há tempos o sistema que prevaleceu em torno do cuidado dos ovos - se eram os machos sozinhos, ou machos e fêmeas juntos", afirmou, explicando que "esses novos trabalhos indicam que o sistema com os machos incubando e protegendo sozinhos os ovos e sua prole é o primeiro entre os dinossauros mais próximos dos ancestrais das aves".

Os cientistas analisaram o tamanho dos ninhos e as estruturas internas dos ossos fossilizados dos dinossauros Troodon, Oviraptor e Citipati.

Estudos anteriores - realizados, em grande parte, pela Universidade de Montana - haviam mostrado que os dinossauros compartilham várias características de seus sistemas reprodutivos com as aves atuais, como os ovos assimétricos e suas cascas quase idênticas.

0 comentários:

Postar um comentário