Tubarões e Raias


Tubarões são excelentes nadadores e máquinas de matar e têm estado no topo dos predadores dos oceanos por mais de 400 milhões de anos. Suas características básicas - um corpo esguio com maxilas cheias de presas afiadas como navalhas - mudaram muito pouco durante esse tempo, embora muitas espécies de peixes semelhantes aos tubarões evoluíram. Isso inclui os peixes-rato - com olhos grandes e caudas semelhantes aos dos ratos e raias - com corpos grandes e achatados e dentes pequenos. Tubarões e seus parentes são Condrictes ( "peixe cartilaginoso" ) porque os seus esqueletos são feitos de cartilagem invés de osso. Outras características típicas do grupo incluem: escamas e dentes caem e são repostos continuamente, brânquias sem cobertura e nadadeiras pares. Bexigas natatórias também não estão presentes nos tubarões, o que significa que eles precisavam ficar nadando continuamente para não afundarem.

Cladoselache

Cladoselache é um dos mais antigos tubarões conhecidos. Seus fósseis bem preservados têm sido encontrados em rochas que datem de mais de 400 milhões de anos. Esses carnívoros formidáveis caçavam peixes, lulas e crustáceos que viveram no mar que existiu onde hoje é o estado americano de Ohio. De muitas formas lembram os tubarões atuais, com um corpo em forma de torpedo, grandes olhos, nadadeiras peitorais amplas e cauda muito grande. Por outro lado, ele é muito diferente das espécies modernas. O seu nariz era mais curto e mais rugoso, sua boca estava localizada na frente da cabeça, ao invés de estar na parte ventral e a sua maxila superior estava ligada à parte frontal e traseira do crânio e não apenas à parte traseira, o que significa que a boca não poderia abrir muito.

Predadores Cosmopolitas

Hybodus foi um tubarão de cabeça robusta, com nadadeiras espinhosas proeminentes e escamas bastante distintas. Cresciam até 2,5 metros de comprimento e lembram muito tubarões modernos, embora suas mandíbulas fossem de um desenho diferente e apresentasse dois tipos de dentes. Um dente pontiagudo na frente servia para agarrar a presa que provavelmente era um peixe, enquanto seus dentes rugosos de trás eram usados para esmagar ossos e conchas. Os machos tinham barbas curiosas de formato de gancho fixadas à caixa craniana nas laterais da cabeça. O gênero Hybodus floresceu por muito tempo durante a Era Mesozóica e fósseis de diferentes espécies têm sido encontrados muito distantes da América do Norte, Europa, Ásia e África.

Raia do Sol

A Heliobatis ( " raia do sol" ) era um peixe de água doce com corpo achatado que viveu ma América do Norte há 50 milhões de anos. Com mais de 30 centímetros de comprimento, tinha uma longa cauda em forma de chicote com espinhos que podiam ter veneno. Ela vivia no fundo dos rios e lagos comendo lagostas e camarões. Quando atacada, chicoteava com sua cauda.

Caixa Com Espinhos

Dentre as mais estranhas criaturas pré-históricas estava o Stethacanthus ( "caixa com espinhos" ) que viveu 370 milhões de anos atrás. O macho carregava uma bizarra torre nas costas com um corpo amplo e achatado, coberto por uma escova de espinhos. Um outro cacho de espinhos crescia no topo da sua cabeça. A função destes cachos de espinhos é incerta. Observando o animal de frente, essas feições deveriam lembrar grandes mandíbulas e assustar outros predadores ou poderiam ser muito importantes no acasalamento.

1 comentários:

  1. oi!
    tudo bom!
    sou bilogo
    montem um blog
    sobre o assunto


    http://hominid-skull.blogspot.com/

    bom!
    é isso
    tem um material valioso pra vc la!
    to sempre fazendo novas pesquisas!

    ResponderExcluir