Tempo de Vida dos Dinossauros

Quanto tempo vivia um dinossauro? Essa é uma dúvida que é compartilhada por muitas pessoas, inclusive os paleontólogos.

Infelizmente a resposta é difícil de precisar. Os ossos deixados pelos dinossauros podem, em geral, nos dar uma idéia da fase na qual ele morreu, ou seja, se era uma filhote, um adolescente, um adulto ou mesmo um velho. Mas precisar a idade é muito mais complicado.

Alguns especialistas tentam, através de diferentes métodos estabelecer o período de longevidade dos dinossauros. Um dos mais usados é o dos anéis de crescimento.

Sabe-se que muitos dinossauros grandes, incluindo os saurópodes e estegossauros, apresentavam ossos, quando cortados transversalmente, com subdivisões ou anéis. Esses anéis também estão presentes na maioria das árvores. Cada um deles representa um intervalo de tempo onde houve deposição de material durante o desenvolvimento. Nas árvores ao se contar o número de anéis pode-se estabelecer a idade das mesmas

Entre os dinossauros que possuíam tais anéis pôde-se fazer o mesmo.
O prêmio de Matusalém dos dinos vai para os saurópodes, cuja contagem de anéis leva os paleontólogos a crer que poderiam facilmente passar dos 100 ou 130 anos.

No caso dos estegossauros e anquilossauros, os mais velhos animais já descobertos devem ter morrido com cerca de 70 anos.

Em outras espécies a precisão é mais difícil, pois nem sempre existe a possibilidade de contar os anéis. Nesses casos a estimativa baseia-se no tamanho do mesmo e da comparação com espécies atuais. Acredita-se que a longevidade de um animal esteja relacionada com seu tamanho.

Entre os iguanodontes, ceratopsianos e hadrossauros a idade máxima deve ter sido entre 40 e 50 anos. Essa mesma idade pode ter sido a limite para grandes carnívoros como tiranossauros e alossauros.

Animais como hipsilofodontes, ornitomimossauros e terizinossauros podem ter vivido até 35 anos. Os raptores e troodontes devem ter vivido até no máximo 20 anos. Como acontece nos dias de hoje, em geral os menores animais são os que tem uma menor expectativa de vida. Dinossauros como o Compsognathus e o Sinosauropteryx deve ter atingido a velhice com apenas 7 anos.

Como já disse antes é bem difícil que saibamos a idade exata na qual esses já extintos animais deveriam chegar. Além disso devemos lembrar que raramente em estado selvagem os animais chegam à velhice. Na maioria dos casos eles morrem bem antes, vítimas de predação, de brigas ou de doenças. No mundo dos dinossauros poucos conseguiram provar os limites da longevidade dessa estirpe. A maioria deve ter morrido ainda na flor da idade. Por isso é quase impossível saber até quanto tempo um dinossauro poderia viver.


0 comentários:

Postar um comentário