Apatossauro

O apatossauro, cujo o nome significa "réptil bobo" caracterizava-se por ter um corpo grande maciço, pescoço longo, cabeça pequena e cauda muito comprida. Sua cabeça media 90cm, ou seja, era minúscula em comparação ao seu tamanho, por isso, réptil bobo, de cérebro pequeno. O apatossauro viveu por volta de 208 a 144 milhões de anos atrás, no período Jurássico.

Também conhecido como Brontossauro, ele media 28m de comprimento e 18m de altura. Muito pesado, tinha mais ou menos 40 toneladas, o equivalente ao peso de 8 elefantes! Locomovia-se sobre quatro pernas troncudas, e seus pés eram muito parecidos aos dos elefantes. O apatossauro tinha o comprimento de dois ônibus e uma kombi enfileirados.

O apatossauro podia erguer-se sobre as patas traseiras, devido a estas serem maiores e quando o fazia, sua imensa cauda (uma das mais compridas do reino animal), servia de apoio. Ela era da metade em diante mais afinada, e ele a utilizava como chicote, para afastar os predadores. Foram encontrados fósseis de apatossauro nos EUA, na Ásia Central e na América do Sul.

O seu longo pescoço era utilizado como uma espécie de "observatório", ajudando a detectar a aproximação de inimigos, e também para alcançar as plantas das árvores mais altas. Seus dentes eram fracos, o que não permitia que eles se alimentassem de plantas duras. Sua alimentação era essencial herbívora. Os apatossauros viviam em rebanhos. As fêmeas e os filhotes andavam no meio, protegidos pelos machos que cercavam o bando.

O brontossauro vivia em manadas, com os filhotes e fêmeas no centro, protegidos pelos machos. Um adulto consumia diariamente entre 150 a 1000kg de alimentos. Imaginem o que sobrava da vegetação após a passagem duma manada destes gigantescos dinossauros. Nem uma folhinha para contar a história. Os apatossauros eram grandes e pesados animais, por isso atingiam a velocidade de 7 km/h.


11 comentários: