Próssauropoda

Prosauropoda (ou próssauropoda) é o nome dado à infra-ordem de dinossauros saurisquianos que viveram do fim do período Triássico até o início do período Jurássico por todo o planeta. Acredita-se que tenham sido os primeiros grandes dinossauros herbívoros a surgir.

As características típicas dos prossaurópodos são cabeças pequenas, dentes em forma de folha e pescoço e cauda relativamente longos. Pensa-se que alguns deles se deslocassem de forma bipede devido á diferença de tamanho entre as estremidades anteriores e postriores enquanto outros se deslocassem de forma quadrupode por serem demasiado corpolentos para se erguerem sobre as patas trasseiras, apesar destes támbem terem os membros antriores mais pequenos doque os postriores.

Entre os generos mais conhecidos, encontra-se o plateossaurus que podia atingir os 9 metros de comprimento e a pesar cerca de 4 toneladas. A julgar pelo tipo de rochas onde foram descobertos os seus restos fosseis, os prossauropodes preferiam habitats desérticos, embora támbem fossem encontrados restos em rochas com fosseis de animai associados á água como crocodilos por exemplo. O mais probavel é que cada especie se adaptasse a um habitat especifico. Pensa-se que estes dinossauros sejam os antepassados dos grandes saurópodes que existiram no jurássico e no cretácico e que atingiram tamanhos colossais.

0 comentários:

Postar um comentário