Refeito crânio de dinossauro do Jurássico

O osso do maxilar de um dinossauro encontrado por uma criança numa praia permitiu reconstituir o crânio de um monstro do Jurássico. A sua dimensão supera a de um exemplar dos EUA, tido como o maior do Mundo

O Museu da Lourinhã apresentou, ontem, o crânio de um dinossauro Torvosaurus (considerado o maior carnívoro terrestre do Jurássico e que viveu há aproximadamente 150 milhões de anos).

O referido crânio foi construído a partir de um fóssil de osso encontrado no concelho.

O fóssil pertence ao maxilar e conserva ainda os dentes cortantes em forma de faca, com 13 centímetros, adaptados para cortar as presas, segundo Octávio Mateus, especialista em dinossauros do Museu da Lourinhã.

A partir deste achado e de descobertas de outros animais idênticos nos Estados Unidos da América, os especialistas do Museu da Lourinhã construíram uma réplica do crânio, que ontem foi pela primeira vez mostrada ao público. O Torvosaurus, espécie que significa 'lagarto selvagem' foi o maior predador terrestre do período do Jurássico. "Os achados de ossos do crânio são extremamente raros porque são muito finos e separam-se entre si com muita facilidade", explicou o paleontólogo.

O Museu da Lourinhã estuda e expõe espécies de dinossauros desde 1984 e tornou-se conhecido pelos achados de ovos de carnívoro que receberam o nome de Lourinhanosaurus.

O primeiro Torvosaurus foi descoberto em 1972 no Colorado (EUA) e descrito por Peter Galton e James Jensen, em 1979, como o maior dinossauro carnívoro do Jurássico até então conhecido. O espécime português teria um comprimento de 14 metros e um crânio com metro e meio, dimensão que excede ligeiramente a do norte-americano. O achado foi feito em 2003 por uma criança que passeava com o pai e o entregou ao Museu da Lourinhã.

1 comentários:

  1. Achei um site brasileiro que faz réplicas de fósseis. www.biosreplicas.com

    Acho bacana divulgar visto que não temos essas peças nas lojas

    abs

    Rafael

    ResponderExcluir