Triássico

Introdução

A fronteira entre o Permiano e o Triássico coincide com a maior extinção em massa da história da Terra, com 95% das espécies dizimadas. Cientistas não sabem se isso teve alguma relação com a atividade vulcânica na Sibéria, mas logo em seguida grupos completamente novos de animais se espalharam pela terra e pelo mar.

O mundo no Triássico


Todos os continentes haviam se juntado para formar um enorme supercontinente que chamamos de Pangeia. Todos os oceanos foram igualmente unidos num superoceano chamado Pantalassa. As condições do Novo Arenito Vermelho continuaram, com desertos áridos no interior do continente. A vida terrestre só era possível nas extremidades mais úmidas.

Significado do Nome

Trias - três. Refere-se a três sequências de rocha encontradas na Alemanha, onde o período foi identificado. Elas são:

- Keuper: arenito desértico e calcário de argila.

- Muschelkalk: (giz de mexilhão) rocha calcária marcando uma fase marinha.

- Bunter: arenito desértico.

Classificação usada até hoje, mesmo que em alguns lugares do oeste europeu não se considere a Muschelkalk.

Extinção em Massa

Uma gigantesca extinção em massa ocorreu no final do Permiano, e fósseis como os do Glossopteris foram destruídos. Veja o porquê na continuação da postagem.

Nova vida Vegetal

As diferenças entre as plantas do Permiano e do Triássico estão listadas a seguir:

- Árvores
Permiano: gigantescos musgos e cordaites, como as florestas de carvão do período Carbonífero.
Triássico: coníferas primitivas, próximas às araucárias.

- Plantas de médio porte
Permiano: gigantescas cavalinhas, fetos arbóreos.
Triássico: plantas similares a cicadáceas, fetos arbóreos.

- Plantas de pequeno porte
Permiano: pteridospérmicas.
Triássico: samambaias comuns e cavalinhas.

Clima Triássico

Cientistas acham que este foi um dos períodos mais quentes da história do planeta, com o aquecimento global acontecendo durante o final do Triássico. Isso ocorria devido ao fato de que a terra se encontrava em um único supercontinente, os climas eram extremos:

1. Clima seco durante todo o ano.
2. Chuvas rápidas e sazonais perto das costas.
3. Grandes regiões latitudinais de chuvas frias. O interior da Pangeia é sufocantemente quente durante o Triássico, com pequenas chuvas caindo. Temperaturas mornas se estendem pelos Polos da Terra.

Razões para a Extinção em Massa

Há diversas teorias, mas a primeira é a considerada mais provável.

1. Mudanças atmosféricas e oceânicas causadas pelas erupções na Sibéria.

2. Flutuação climática causada pela junção de todos os continentes.

3. Impacto de um meteorito. Evidências químicas foram encontradas na Austrália e Antártica, mas elas não são fortes o bastante.

4. Mudança na salinidade do oceano.

Vida Triássica

Foi-se a miríade de criaturas marinhas da era Paleozoica, para dar lugar a espécies totalmente novas de animais que vivem na água. A vida vegetal em transformação na terra passa a alimentar animais também em transformação. Os animais terrestres continuam a se modificar e expandir, alguns desenvolvendo estilos de vida aéreos e marinhos, e os primeiros mamíferos e dinossauros começam a aparecer.

Mudam as plantas, Mudam os animais

A vida vegetal em evolução encorajou uma vida animal também em evolução. Os répteis herbívoros parecidos com mamíferos estavam em declínio à medida que as mudas de samambaias morriam. Uma nova linhagem de répteis herbívoros parecidos com mamíferos evoluiu enquanto as samambaias convencionais dominavam o ambiente. Mamíferos e dinossauros evoluíram, e as coníferas se estabeleceram no final do período.

Ovos de casca dura

Ainda há grande parte dos grandes anfíbios na Terra durante essa época, mas é o início da era dos répteis. Répteis tem ovos de casca dura - anfíbios deixam ovos que só sobrevivem na água. Répteis nascem totalmente formados do ovo - anfíbios passam por um estágio larval como girinos, geralmente na água. Répteis têm uma pele resistente à prova de água que pode resistir a condições secas - anfíbios têm uma pele mole coberta com muco que precisa ser mantida úmida.

Pegadas

Evidências da existência dos répteis vêm das várias pegadas encontradas em rochas de areia encontradas no período Triássico. Locais famosos incluem: Dinosaur State Park em Connecticut, Moab, Utah ( ambas nos Estados Unidos ) e Dumfriesshire, Escócia.

O que forma um Dinossauro?

Há diversas características que definem um dinossauro e o fazem diferente de todos os outros répteis. São elas:

- Crânio com dois buracos atrás dos olhos para segurar os músculos da mandíbula.

- Pernas frontais mais curtas do que as pernas traseiras.

- Três ou menos articulações no quarto dedo.

- Um buraco, mais propriamente uma cavidade do quadril para segurar o osso da coxa.

- Três ou mais vértebras unindo o quadril à coluna vertebral.

- Pernas seguras verticalmente abaixo do corpo, não saindo pelos lados - mais parecidas com as de um elefante do que um crocodilo.

Eoraptor


Significado: primeiro caçador
Período: final do Triássico
Tamanho: 1m
Alimentação: pequenos animais
Informação: um dos primeiros dinossauros. Tendo todas as características de um dos primeiros dinossauros carnívoros - uma postura bípede com a cabeça posicionada para frente, balanceada por um rabo pesado, pequenas patas com garras, grandes mandíbulas com dentes afiados.

Tecodontossauro


Significado: lagarto de cavidade dental
Período: final do Triássico
Tamanho: 1m
Alimentação: plantas
Informação: um dos primeiros dinossauros herbívoros. O Tecodontossauro tinha um corpo maior que de um carnívoro, para abrigar um sistema digestivo mais complexo, e um crânio pequeno com um longo pescoço para alcançar sua comida.

Eudimorfodonte


Significado: duas formas verdadeiras de dente
Período: final do Triássico
Tamanho: 1m (asas estendidas)
Alimentação: pequenos animais
Informação: um dos primeiros pterossauros - um grupo de répteis voadores, parente dos dinossauros, que eram os lordes dos céus durante o período Mesozoico. As asas do Eudimorfodonte eram formadas por membranas seguras por um longo dedo.

0 comentários:

Postar um comentário