Foi descoberto por estudante o fóssil mais completo de Parassaurolofo

O estudante do ensino médio Kevin Terris descobriu o mais completo esqueleto fossilizado de um parassaurolofo, uma das mais conhecidas espécies de dinossauros. Dias antes do jovem, dois paleontólogos haviam pesquisado o local, mas não se depararam com os ossos expostos. 
 
A descoberta ocorreu em 2009 no Estado americano de Utah e foi divulgada na terça-feira, quando também foi anunciado resultado da análise do fóssil. Segundo o Museu Raymond M. Alf (EUA), instituição que fez a pesquisa, o parassaurolofo viveu há 75 milhões de anos e é conhecido por ter um tubo oco no topo do crânio. 

Os cientistas especulam que esse tubo era usado como uma espécie de trompete para algum tipo de comunicação, assim como para impressionar visualmente possíveis parceiros.​ Além de ser o mais completo conhecido da espécie, chama a atenção no esqueleto ele ser de um filhote da espécie, já que os cientistas não tinham muita ideia de como ocorria o crescimento desse animal. 

"Nosso bebê parassaurolofo tem cerca de um quarto do tamanho de um adulto, mas já começou a crescer sua crista", diz Andrew Farke, curador do museu. O cientista explica que exames de imagem mostram que o filhote já tinha um crescimento no topo do crânio, que se transformaria no tubo dos animais adultos. O estudo do osso da perna ajudou a estimar a idade do dinossauro quando morreu: menos de 1 ano. 

"Dinossauros têm crescimentos anuais em anéis no tecido ósseo, assim como as árvores. Mas não vimos nem mesmo um anel", diz Sarah Werning, da Universidade Stony Brook e coautora do estudo. O animal teria cerca de 1,8 metro de comprimento, mas, quando adulto, poderia passar dos 7,5 metros. 

Exames de imagem do interior do crânio mostram que o filhote já tinha capacidade de fazer sons com o tubo craniano, mas menos graves que os adultos. Os cientistas afirmam que, devido à importância do fóssil, o modelo em 3D do esqueleto, feito a partir dos exames de imagem, está disponível gratuitamente no site: www.dinosaurjoe.com. (Terra).

0 comentários:

Postar um comentário