Permiano

Introdução

No início do período Permiano, o hemisfério sul ainda estava dominado pela era glacial que começou no final do período Carbonífero. Assim que a era terminou, os continentes foram dominados por um período desértico - formando a "New Red Sandstone". O fim do Permiano mostra um grande surto de atividades vulcânicas, a grande maioria na Sibéria.

O Mundo no Permiano


Esse período é nomeado em homenagem à região de Perm na Rússia, onde as rochas datadas dessa época se encontram bem expostas. No Permiano, praticamente todos os continentes se acumularam em uma única grande massa de terra. As montanhas dos períodos Devoniano e Carbonífero foram erodidas em morros, e havia menos erosão formando os deltas dos rios. As florestas de carvão secaram e foram substituídas por desertos.

Características do Deserto

 Características do deserto vistas em rochas permianas:


  • Aterramento de dunas
  • Arenito vermelho mostrando ambientes de oxidação seca
  • Camadas de seixos grossos que foram moldadas pelo vento

Recifes

Os tipos de animais que viviam nos mares no início fizeram suas últimas aparições no período Permiano. Na região onde hoje é o estado do Texas, Estados Unidos, havia grandes recifes. Recifes modernos são feitos de corais. Os recifes permianos eram formados por:


  • Esponjas
  • Algas
  • Moluscos bivalves
  • Crinoides (lírios-do-mar)
  • Braquiópodes (animais com duas conchas, mas sem parentesco com bivalves)

Mesossauro


Significado: meio lagarto
Período: início do Permiano
Tamanho: 1m
Alimentação: pequenos animais aquáticos
Informação: a era dos répteis havia chegado de verdade, com formas aquáticas e aéreas, além de espécies que vivam na terra. Fósseis do Mesossauro, um animal de água doce, foram encontrados na África do Sul e no Brasil, indicando que esta área era um só continente na época.

Pareiassauro


Significado: lagarto ombro-a-ombro
Período: final do Permiano
Tamanho: 2,5m
Alimentação: plantas
Informação: vertebrados herbívoros surgiram por esta época. Espécies grandes como o Pareiassauro se alimentavam nas vegetações rasteiras e nas coníferas dos oásis desérticos.

Dimetrodonte


Significado: dois tamanhos de dente
Período: início do Permiano
Tamanho: 3m
Alimentação: outros répteis
Informação: um importante grupo de répteis com características de mamíferos. Esse grupo foi ancestral dos mamíferos. Tinha em suas costas uma espécie de vela, que ajudava a regular sua temperatura no calor do deserto.

0 comentários:

Postar um comentário