Fóssil encontrado por Aposentado perto de Las Vegas

O paleontólogo americano Josh Bonde disse, nesta segunda-feira (16), que os fósseis de dinossauro encontrados por um morador em um parque estadual próximo de Las Vegas podem datar do período Triássico. Caso isso seja confirmado, esse pode ser o fóssil mais antigo de animal terrestre já encontrado no estado de Nevada. O primeiro fragmento foi encontrado há alguns meses pelo engenheiro aposentado Harold Larson, de 84 anos, que mora na região. 

Uma equipe de pesquisadores encontrou, em seguida, outros ossos fossilizados na mesma área. Bonde, que é professor de geociência e pesquisador da Universidade de Nevada, disse que a vértebra veio de uma camada de rocha que tem entre 220 e 230 milhões de anos. Ainda não há uma identificação precisa, mas Bonde disse ao “Las Vegas Review-Journal” que os fósseis encontrados no parque estadual Spring Montain Ranch pode ser de um período anterior ao dinossauro de 190 milhões de anos identificado no local em 2010. 

 Ele afirma que os ossos podem ter pertencido a um phytossauro, um ancestral do crocodilo, ou a um metopossauro, um anfíbio gigante com uma cabeça larga, achatada e triangular. Descrença Larson, que vive em Las Vegas desde 1954, disse ao Review-Jornal que mesmo seu amigo Nick Saines, um geólogo da Red Rock Canyon Interpretive Association, não acreditou a princípio que a rocha encontrada era um fóssil. “A moral da história é que se você acredita em algo, você precisa continuar trabalhando nisso”, disse Larson. O gerente regional da Divisão de Parques Estaduais de Nevada, Russ Dapsauski, disse que quaisquer fósseis encontrados em Spring Montain Ranch será encaminhado para o Musel de História Natural de Las Vegas para estudo (G1).

0 comentários:

Postar um comentário