Dino Curiosidades - Parte 3

Tenha suas maiores dúvidas respondidas pelo Dr. David Norman através desta nova série de artigos "Dino Curiosidades", retirada das revistas "Dinossauros! Descubra os gigantes do mundo Pré-histórico" (Editora Globo).

Os dinossauros hibernavam?

É muito improvável que os dinossauros hibernassem. Animais como tartarugas e ursos hibernam porque o tempo esfria demais e o alimento fica escasso. Mas o clima na época dos dinossauros era bem mais quente do que é hoje.

Que tamanho tinha um ovo de dinossauro?

Ovos de dinossauro variavam muito em tamanho. Alguns, como os encontrados perto do esqueleto de um Mussaurus, não passavam de 2 ou 3 cm. Outros, como alguns de Hypselosaurus achados no sul da França, mediam 20 cm de comprimento por 16 cm de largura - o dobro do tamanho de um ovo de avestruz.

 Os dinossauros tinham orelhas?

Bem, eles possuíam um conjunto de ossinhos que conduzia os sons do tímpano até as partes do cérebro, onde eles eram detectados. Mas não tinham orelhas como as nossas. As "orelhas" dos dinossauros eram pequenos orifícios dos lados da cabeça, na altura de sua junção com o pescoço. O mesmo ocorre com os pássaros e os lagartos.

Qual o dino que tinha mais dentes?

O hadrossauro (dinossauro com bico de pato) era o que tinha mais dentes: 480 em cada arcada, num fabuloso total de 960 dentes, e ainda renováveis. Um ser humano adulto tem apenas 32 dentes. Durante seu tempo de vida, um hadrossauro pode ter tido até 10.000 dentes.

Dinos tinham pelos?

Até agora, não há indícios de que os dinossauros tivessem pelos. Contudo, não dá para saber ao certo, já que os pelos são partes macias, difíceis de fossilizar.

0 comentários:

Postar um comentário