Devoniano

Introdução

Durante esse período, os animais começam a deixar a água e viver na terra. No período Siluriano anterior, as primeiras plantas terrestres apareceram. Os primeiros animais terrestres seriam os insetos, vivendo nessa vegetação. Depois disso vieram formas transitórias entre peixes e anfíbios. Eles seriam atraídos pelos novos suprimentos na terra, ou podem ter se refugiado dos ferozes peixes e escorpiões marinhos que viviam na água.

O Mundo Devoniano

O período Devoniano tem esse nome devido ao condado de Devon no Reino Unido, onde formações rochosas da era estão bem representadas. Durante este tempo, os continentes começavam a se mover juntos. Os ancestrais da Europa e América do Norte colidem formando um único continente - o continente Old Red Sandstone - com uma enorme cordilheira de montanhas entrelaçadas entre elas. Os restos dessa cordilheira são encontrados em montanhas na Escócia e Noruega e parte dos Apalaches na América do Norte.

Mudança de Atmosfera


A atmosfera durante a primeira parte da história da Terra era uma mistura tóxicas de gases venenosos que nenhum animal pôde respirar. Durante o período Devoniano isso mudou, com o oxigênio adicionado pela ação da vida das plantas, tanto na água quanto na terra. Isso possibilitou a colonização do ambiente terrestre.

As Plantas e os Peixes

As primeiras plantas terrestres consistiam em nada além de um caule suportando um sistema reprodutor. No fim do Devoniano havia florestas de cavalinhas e samambaias. Agora em relação aos peixes, apesar de já terem surgido, eles não se diversificam muito até o Devoniano - na verdade, o Devoniano é conhecido como a era dos peixes.

Velho Arenito Vermelho

Este tipo de rocha é típico da era Devoniana. Formado por cascalho de rios e arenito desértico, ficou vermelho pela oxidação do ferro contido na rocha, exposto ao ar livre.

Cephalaspsis


Significado: ponta na cabeça.

Período: final do Siluriano - início do Devoniano.

Tamanho: 50 cm.

Habitat: águas rasas.

Informação: este, que era um dos primeiros peixes, não tinha mandíbulas, apenas uma ventosa que lhe permitia alimentar-se dos detritos marítimos.

Dunkleosteus


Significado: ossos de Dunkle.

Período: final do Devoniano.

Alimentação: outros peixes.

Habitat: oceano aberto.

Informação: uma forma gigante dos peixes encouraçados - um dos maiores da época.

Eustenóptero


Significado: barbatana particularmente forte.

Período: final do Devoniano.

Tamanho: 1m.

Alimentação: outros peixes.

Habitat: margens.

Informação: apresenta adaptações para a vida terrestre. As barbatanas eram dispostas em pares e tinham ossos e músculos para que o animal se movimentasse em superfícies secas. Um pulmão permitia a passagem e respiração de ar.

Ictiostega


Significado: peixe encoberto.

Período: final do Devoniano.

Tamanho: 1m.

Alimentação: peixes e insetos.

Habitat: margens.

Informação: um dos primeiros anfíbios. Ictiostegas ainda tinham esqueleto e rabo de peixe. Suas patas traseiras tinham oito dedos cada - ainda não se havia evoluído para o padrão de cinco dedos.

Revista "o Mundo Pré-Histórico" - Livros Escala.

1 comentários: