Cores dos Dinossauros... Enfim Reveladas!

Cientistas na Exposição de Verão da Royal Society em Londres explicam como foi possível reconstruir as imagens de dinossauros até com as cores dos animais. As ilustrações precisas, incluindo a do Sinosauropteryx, agora são possíveis graças ao estudo microscópico de fósseis.

Este fóssil de 125 milhões de anos, do dinossauros Sinosauropteryx, que tinha penas, foi encontrado na China e forneceu a chave para desvendar um mistério. A 'penugem' castanha visível em suas costas continha ma melanosomas preservadas.

"Uma melasonoma é um grânulo microscópico de pigmento de melanina. Estes grânulos podem ter forma de bolas ou salsichas e geralmente têm um mícron de comprimento, é 1/100 da espessura de um cabelo humano", explicou Maria McNamara, da Universidade de Bristol, que trabalhou na primeira equipe que desvendou quais eram as cores dos dinossauros com penas.

A análise de imagens de elétrons revelou semelhanças e diferenças entre os melanosomas antigos e os de animais modernos. Ao mapear a localização e tamanho destes grânulos, cientistas podem deduzir as cores a partir de provas fossilizadas.

As ilustrações anteriores de dinossauros eram baseadas em suposições e comparações com aves modernas e répteis. Mas, com esta técnica, McNamara e uma equipe internacional de especialistas conseguiram determinar que o Sinosauropteryx tinha penas brancas e avermelhadas.

Nem todos os fósseis são sem cor, como se pode ver neste fóssil azul de 49 milhões de anos de gorgulho, vindo de Messel, Alemanha. Mas o calor extremo e a pressão que envolve o processo de fossilização pode mudar as cores originais.

As cores brilhantes de besouros são produzidas com camadas muito finas em sua proteção externa, que refletem a luz. Estas camadas são perdidas ou compactadas quando no processo de fossilização, então elas vão refletir a luz de uma forma diferente, causando uma mudança na aparência.

Uma compreensão da degradação das cores devido à fossilização vai fornecer aos pesquisadores informações sobre a aparência das espécies pré-históricas, desde insetos até dinossauros com penas. E como a cor evoluiu (BBC).

0 comentários:

Postar um comentário