Armadilha para os Predadores

Há cerca de 145 milhões de anos, em Utah, nos Estados Unidos, predadores dirigiam-se a um banquete que parecia bom demais para ser verdade. Atraídos a um lago pelo cheiro e gritos de dinossauros herbívoros, os caçadores encontraram suas presas atoladas na lama. Para um Allosaurus, essa cena era como um convite para o almoço. Mas, ao invés de se fartar, ele se viu sugado por algo semelhante a uma sopa grossa. Patinando, deve ter lutado para se arrastar até as costas da presa, mas logo ambos afundaram na lama e se afogaram. Muitos terópodes chegavam ao local e morriam da mesma forma. Antes de afundarem, contudo, muitos tinham tempo para arrancar grandes pedaços dos herbívoros e pisavam uns nos outros.

Traçando a Armadilha

Os cientistas suspeitam que um vulcão nas Montanhas Rochosas tenha sido o responsável por formar essa armadilha de lama mortal. Quando o vulcão entrou em erupção, arremessou massas de cinzas, algumas das quais se acumularam em um corpo de água local, criando uma profunda massa de lama úmida com uma porção de água clara no centro. Vendo a água, dinossauros herbívoros com sede aventuravam-se a beber e caíam na armadilha. Talvez a lama próxima às margens fosse sólida o bastante para que não afundassem, pois a maioria parece ter morrido no centro.

As vítimas

Fósseis indicam que essa "armadilha" retirou a vida de pelo menos 40 Allosaurus, desde adultos com 12 metros de comprimento e pesando 2 toneladas, até jovens com um quarto de seu tamanho. O Allosaurus não era o único dinossauro predador presente ali. Os outros incluíam Ceratosaurus e dois pequenos caçadores, Marshosaurus e Stokesosaurus. Entre suas presas estava o ornitópode de médio porte Camptosaurus e o dinossauro com placas Stegosaurus e os saurópodes Barosauruse e Camarasaurus.

Evidência para a Armadilha

A "piscina" onde os dinossauros morreram hoje é chamada de Jazigo de Dinossauros e fica em Utah, nos Estados Unidos. Desde 1927, quando os cientistas começaram a escavar o depósito, já foram encontrados mais de 10.000 ossos. Em qualquer área, normalmente, os grandes herbívoros deveriam superar em número os grandes predadores. Contudo, nesse local, havia mais ossos de Allosaurus do que de qualquer uma de suas vítimas. Por isso os cientistas dizem que era uma armadilha para os predadores - um lugar mortal, onde, por semanas, meses ou até anos, umas poucas vítimas presas atrairiam um grande número das criaturas que as predavam.

Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida Pré-Histórica. Editora Abril.

0 comentários:

Postar um comentário